4 soluções úteis para aumentar o tempo de permanência no seu site
Você sabe como o tempo de permanência dos usuários em um site pode melhorar as suas vendas? Essa métrica auxilia na redução da taxa de rejeição e, consequentemente, aumenta o ranqueamento de um site perante o Google. Ou seja, quanto mais tempo um cliente navegar no seu site, melhor será o seu posicionamento digital.
O tempo médio na página é uma das métricas que podem ser encontradas no Google Analytics e você deve acompanhá-la para entender como o seu público tem aceitado o seu conteúdo. Para melhorar esses números, é preciso atrair a atenção do visitante e guiá-lo dentro do site. Confira 4 dicas práticas!
4 dicas para aumentar o tempo de permanência no site
Conhecer a persona da sua empresa, criar um planejamento estratégico, organizar demandas e analisar relatórios são tarefas que ajudam a melhorar o funil de vendas de uma empresa e que, como resultado, influenciam no tempo de permanência do usuário no site.
1. Otimize a experiência do usuário no site
Melhorar a experiência do usuário no site é uma das formas de aumentar a taxa de permanência. Um dos motivos que faz com que o visitante abra uma página e saia dela rapidamente é o design pouco atrativo e útil.
Isso significa que o seu site deve ser responsivo. Ou seja, ele deve se ajustar automaticamente para telas de todos os formatos e tamanhos sem perder a estrutura e as características primárias quando o site é visualizado na tela do computador, por exemplo.
Além disso, o carregamento deve ser rápido, as cores agradáveis aos olhos, as fontes utilizadas devem favorecer a escaneabilidade e leitura, bem como o conteúdo deve ser escrito de forma clara e objetiva.
2. Produza conteúdo de qualidade
Essa dica pode parecer óbvia, mas nunca é demais repetir. Entregue ao seu público um conteúdo de qualidade! De nada adianta produzir dezenas de posts rasos, utilizar palavras-chave importantes, mas não abordar o tema com maestria.
Construa textos mais completos e interativos, utilize vídeos, infográficos e áudios para aumentar o tempo do usuário na leitura e compreensão do conteúdo.
Se o seu visitante entrar no seu site e encontrar uma informação útil, ele poderá indicar, favoritar e continuar navegando em busca de novas informações. Muitos gestores ainda pecam na produção de conteúdo, acreditando que só devem ser produzidos textos que tenham relação direta com o produto vendido.
Na verdade, segundo o inbound marketing, o indicado é que o seu site se torne referência de um tema ou segmento e que a venda dos produtos aconteça devido a esse sucesso.
3. Mostre ao visitante qual o próximo passo
Por mais que o seu conteúdo seja completo, em um determinado momento o usuário irá esgotá-lo. Depois disso, ele terá duas alternativas: fechar a aba ou continuar navegando no site.
Ao inserir banners, pop-ups, gadgets na lateral e call to actions ao final da leitura, você abrirá janelas de opções para o usuário continuar em contato com o seu site. Lembre-se de colocá-los em locais estratégicos para que não atrapalhe a visualização e leitura do conteúdo.
4. Faça linkagens internas
A utilização dos links internos faz com que o usuário consuma conteúdos em sequência sem sair do seu site. Eles são muito utilizados para aprofundar a explicação de um tema sem ter que fazê-la no mesmo conteúdo.
Isso auxilia o usuário a entender o tema por completo, mas o divide em sequências, que ele mesmo pode escolher. Lembre-se apenas de colocar essas linkagens para serem abertas em novas janelas, caso contrário, o visitante perderá o conteúdo que ele estava lendo e desistirá de voltar naquela página.
Percebeu como o tempo de permanência em um site é importante para vários processos no marketing digital? Procure utilizar processos e estratégias que melhorem o conteúdo e design do site. Como consequência, todas as outras métricas melhorarão.
Se você tem alguma dúvida sobre esse tema ou tem mais alguma dica sobre o assunto, deixe o seu comentário no post!