Como fica o alcance orgânico do Instagram?

Assim como aconteceu com o Facebook, a plataforma de fotos começou a diminuir o alcance orgânico de suas postagens.

Muitos notaram que em 2019 as métricas orgânicas das postagens no Instagram despencaram. Assim como aconteceu no Facebook há alguns anos, a nova estratégia da plataforma é aumentar a sua monetização, penalizando – pesadamente – conteúdos com baixa interação e engajamento.

Com a impiedosa competição por audiência, tornou-se quase impossível atingir toda a sua audiência e estabelecer uma imagem de marca. Será que existe alternativa ao investimento pesado em mídia paga para o crescimento de contas?

Felizmente, existem alguns truques que podem te ajudar a contornar o dispêndio de dinheiro em compra de audiência ao mesmo tempo em que ajudam a construir uma relação sólida com seu público.

Tenha um planejamento separado para o Instagram Stories

As pessoas tendem a se relacionar melhor com narrativas do que com imagens estáticas e vídeos. Crie um vínculo com sua audiência por meio desta ferramenta; o público se conecta melhor com marcas e pessoas à medida em que acompanha seu cotidiano e o progresso de um projeto.

Além de terem um alcance orgânico melhor que as postagens, os Stories ficam no topo da tela inicial do Instagram. É a primeira coisa que o usuário checa ao entrar tanto no ambiente como em cada perfil.

Produza conteúdo diariamente

A penalização por falta de interação e engajamento ocorre também para quem só publica ocasionalmente. Tenha um calendário de postagens bem definido e, de preferência, com material novo todos os dias.

Ative as notificações

Não importa se você tem 10 ou 10 mil seguidores, eles precisam ativar as notificações das suas publicações – tanto dos posts quanto dos Stories. Essa ativação sinaliza ao Instagram que seu conteúdo é relevante, fazendo com que o alcance orgânico cresça consideravelmente.

Encontre seu “nanonicho”

Nos últimos anos, popularizou-se a importância de que cada negócio deve encontrar seu micronicho de atuação. Ou seja: atender especificamente um público único de forma a dominá-lo.

Mesmo com essa superestratificação de audiência, a competição se acirrou tanto que só este grau de limitação não é mais suficiente.

A ordem agora é ir mais fundo nas peculiaridades do seu público de modo a impactá-lo de forma mais certeira, transformá-lo em defensor da sua marca e fazer desta relação uma força de crescimento a seu favor.

Use o TikTok

Pode parecer antinatural para quem desconhece a plataforma do momento, mas é a forma mais eficiente de angariar novos seguidores.

O TikTok permite que você linke perfis do YouTube e Instagram; assim, você consegue produzir conteúdo para ele e para o Instagram ao mesmo tempo.

O “fator novidade” da plataforma chinesa alavanca exponencialmente o crescimento de público. São inúmeros exemplos de contas que passaram a contar com milhares de seguidores em razão de um único conteúdo que viralizou.

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