Prepare-se! E-commerce brasileiro tem boas expectativas para Black Friday 2018.

Prepare-se! E-commerce brasileiro tem boas expectativas para Black Friday 2018.

Estamos nos aproximando da segunda data mais esperada deste ano para o e-commerce brasileiro, a Black Friday 2018. Milhões de pessoas vão movimentar bilhões de reais nas lojas virtuais brasileiras, que precisam se preparar com as melhores condições e ofertas.

2018 tem sido um ano generoso para o comércio eletrônico brasileiro, acumulando crescimento. Como mostramos aqui no blog, o primeiro semestre deste ano registrou 23,6 bilhões de reais em vendas, um crescimento de 12,1% quando comparado ao mesmo período do ano passado.

E como será a Black Friday 2018? Com mais crescimentos, claro. De acordo com uma estimativa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a data deve registrar 2,87 bilhões de reais em venda.

Entre 22 e 23 de novembro, período que compreende a Black Friday 2018, são esperados mais de 8,8 milhões de pedidos. O tíquete médio deve ficar por volta de R$326, um pouco mais baixo do que a média anual, mas que é assim por ser uma data especial.

As categorias mais vendidas devem ser as seguintes: Informática; Celulares; Moda e Acessórios; e Casa e Decoração. O presidente da ABComm, Mauricio Salvador, diz que boa parte das vendas da Black Friday 2018 devem ser antecipações das compras de natal.

Como foi a Black Friday 2017

Aqui no blog mostramos como foi a última versão da Black Friday. Em 2017, a data se consolidou como uma grande oportunidade para o e-commerce nacional: R$2,48 bilhões em vendas, somando 5% mais itens nos carrinhos do que a data de 2016.

No tíquete médio da Black Friday, vimos um crescimento impressionante: eles chegaram a R$442,40, crescimento de 29% em comparação ao ano anterior.

32,5% das vendas foram realizadas via dispositivos móveis, um crescimento de 9% em relação ao período anterior. A data consolidou a influência do mobile nas vendas eletrônicas no Brasil.

A Black Friday 2017 mostrou que a data é de extrema importância para o e-commerce nacional. Na Black Friday 2018 devemos ver isso confirmado mais uma vez.

Dicas para ir bem na Black Friday 2018

Sabendo que o volume de vendas para a Black Friday 2018 promete ser bem alto, vale a pena dar algumas dicas para as lojas virtuais irem bem na data. Abaixo, trazemos sugestões de Rodrigo Schiavini, Diretor Regional no Paraná da ABComm.

  • Cuidado com a fraude: é bastante comum ver empresas criando descontos enganosos durante a Black Friday, aumentando muito o preço de seus produtos dias antes da data só para reduzir quando chegar na hora H. Essas empresas, que na verdade não estão oferecendo desconto algum, acabam entrando na “lista negra” dos consumidores, que se manifestam na internet e sites de reclamação. O resultado para a imagem da empresa é extremamente negativo.
  • Gire o estoque, mas com cuidado: evite colocar aquele “descontão” nos produtos que mais vendem. Aproveite para oferecer aqueles com pouco fluxo e parados no estoque. Assim, você gira seu estoque e finalmente faz a venda daqueles itens que não saiam.
  • Prepare a equipe: é essencial que a equipe de vendas da empresa esteja preparada para este dia e saiba que será necessária muita paciência, disponibilidade e simpatia para com o público. Não é um dia de vendas comum, portanto, é necessário um preparo diferente.
  • Invista em publicidade diferenciada: não apenas aplique descontos nos produtos sem contar para ninguém. Faça uma boa curadoria dos produtos que deixará em promoção e faça uma boa divulgação: redes sociais com posts impulsionados; página inicial diferente; destaque nas páginas de pesquisa etc.
  • Cuidado com o tráfego do site: o seu site terá mais tráfego na Black Friday, é óbvio. O número de pessoas que entrarão no seu site no dia irá multiplicar por 5, 10, 20 ou 100 vezes. Sabendo disso, entre em contato com o responsável pelo servidor dias antes para ver como é possível fortalecer a capacidade do site.

A Projetual ficará de olho em todos as informações sobre a Black Friday 2018, trazendo tanto informações de preparo quanto relatórios dos resultados.

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Por Projetual Comunicação, com informações de E-Commerce News.