Criar engajamento é uma tarefa necessária para garantir melhores resultados nas suas redes. Confira como a seguir!

 

Já sabemos que precisamos sempre alimentar formas de conseguir engajamento nas redes sociais para aumentar a probabilidade de melhores resultados. Mas, afinal como criar engajamento?

No último artigo que publicamos no blog da Projetual, que você pode conferir clicando aqui, explicamos detalhadamente o que significa engajamento e como ele funciona. Agora, nesta continuação, iremos adentrar um pouco mais a fundo no tema, mostrando como é possível fomenta-lo.

Confira com a gente nos próximos parágrafos algumas dicas imperdíveis e comece a criar engajamento de acordo com a sua realidade:

Saiba quem é seu público-alvo

 

Muito mais que coletar dados demográficos, conhecer o seu público é também saber como ele se comporta e quais são suas necessidades. Além disso, tendo este conhecimento, é muito mais fácil de se criar conteúdos para quem realmente está interessado.

Inclusive, saber seus hobbies e objetivos, assim como o que ele precisa solucionar e onde ele busca este tipo de informação são outros insights valiosos para começar a pensar em criar engajamento.

No vídeo abaixo nossa Diretora Milena Mancini explica como ir além do público-alvo e delimitar as Personas da sua marca.

Marque presença

 

Ao conhecer suas Personas, é possível apontar quais os canais onde elas consomem conteúdo. Quais fontes, sites ou blogs servem de orientação?

Estar onde seu público está é importantíssimo para começar a criar engajamento. Isso porque você precisa escolher as redes sociais certas para estabelecer o vínculo entre cliente e marca, e depois disso manter o relacionamento.

Pense estrategicamente

 

Como a internet mudou completamente o comportamento do consumidor, tornando as interações ainda mais dinâmicas entre marcas e clientes, o conteúdo tornou-se o gatilho para o engajamento.

Assim, é preciso ampliar as estratégias para que sejam definidos pontos chave para criar engajamento. Por exemplo: quais são os temas de conteúdo, como será a abordagem, a linguagem e o tom de voz da comunicação, quais formatos serão criados e etc.

Personalize tudo

 

Humanizar a marca é essencial para criar engajamento. Para isso, uma dica interessante é conversar com seu cliente no mesmo tom de voz que ele conversa com você. Exemplo: se seu público tem uma linguagem mais informal, estreite a relação conversando com ele da mesma maneira.

Nas estratégias de marketing digital a personalização também entra como uma ótima ferramenta para direcionar o conteúdo às pessoas certas por meio da segmentação. Isso também vale para as suas ofertas, conteúdos relevantes e vários outros materiais que você possa produzir, mas que, para criar o vínculo do engajamento, é preciso escolher as pessoas certas.

Seja cordial e ágil

 

Quando você cria um perfil nas redes sociais, seus seguidores começam a interagir com você, enviando mensagens, comentários, etc. Você precisará dar feedbacks, tirar dúvidas e muito mais!

Preocupe-se em responder todas as interações, por mínimas que sejam, inclusive se elas forem negativas, sempre sendo gentil e rápido na resposta. É como se as redes sociais servissem como mais um canal de atendimento ao cliente, consegue perceber?

Interaja sempre

 

Para conseguir criar engajamento satisfatoriamente, é preciso também estar ativo nas redes. Não espere que as pessoas comentem ou te façam perguntas. Crie oportunidades para que isso aconteça!

Comente, compartilhe e curta também os posts de seus seguidores, sempre de forma natural. Desenvolvendo formas de se aproximar dos clientes, você também cria oportunidades de gerar engajamento, pois eles certamente retornarão querendo se comunicar com você.

Fique ligado nas menções

 

Sempre que alguém marcar a sua empresa, para falar qualquer coisa, compartilhe, responda, interaja! Existem também plataformas onde é possível identificar essas menções dentro e fora do seu perfil.

Mas, isso não serve apenas para os comentários positivos a respeito da sua marca. Os negativos, por sua vez, merecem uma atenção especial. Quando isso acontecer, entre em contato o mais breve possível com este usuário e tente solucionar amigavelmente.

Mensure resultados

 

Toda estratégia de marketing precisa ser analisada. É importante acompanhar se as suas ações estão dando certo, inclusive quando falamos de criar engajamento.

Assim, é possível saber que tipo de postagens seus seguidores gostam mais, quais ofertas garantem mais conversão e quais conseguem fazer os usuários visitarem seu site.

Preciso de ajuda para criar engajamento!

 

Agora que você já entendeu como tudo isso funciona, e identificou que precisa de ajuda para criar engajamento nas redes sociais da sua empresa, entre em contato com a gente! Somos uma equipe superespecializada, pronta para te atender de forma ágil e profissional.