Como identificar erros e falhas em um plano de marketing digital?
O marketing digital permite que marcas e empresas alcancem um público muito maior do que aquele limitado pelas distâncias físicas. Aproveitando-se da internet, esse tipo de estratégia aumenta o alcance da comunicação das empresas exponencialmente, possibilitando um crescimento muito favorável.
Entretanto, sem um bom plano de marketing digital, qualquer ação estará fadada ao fracasso. E mesmo com ele, se a marca não tiver alinhado suas estratégias com o seu posicionamento, o público e outros fatores, nada garantirá um bom desempenho.
No post de hoje vamos falar de 4 principais erros encontrados em um plano de marketing digital e como você pode identificá-los. Confira!
O plano de marketing digital
Antes dos problemas, é bom entender como funciona um plano de marketing digital. Como o próprio nome sugere, ele consiste no planejamento das estratégias e ações a serem tomadas pela marca, analisando pontos sensíveis na forma como será feita a comunicação com o público. São eles:
Metas
Sem dúvidas, o primeiro passo para a construção de um plano de marketing digital é o estabelecimento de metas. Quais resultados você pretende atingir com as suas estratégias? É importante apontar uma meta real e a mais clara possível, que possa ser mensurada posteriormente.
Orçamento
De nada adianta criar várias estratégias se as mesmas não poderão ser executadas por falta de recurso. Por isso, o segundo passo da criação do plano de marketing digital é definir qual o orçamento disponível para executar as ações.
Prazos
O maior inimigo do planejamento é a falta de prazos. Sem defini-los, as pessoas tendem a postergar suas tarefas, deixando o cumprimento das metas ainda mais distante. Em conjunto com a definição dos objetivos e do orçamento disponível, os prazos a serem cumpridos constituem um importante passo do plano de marketing digital.
Plano de ações
Por fim, outro ponto muito importante de um planejamento de marketing é a definição do plano de ações. Esse passo consiste, basicamente, no estabelecimento de quais tarefas deverão ser cumpridas, organizadas em um cronograma completo.
Erro #1 — Não conhecer o mercado
Um bom plano de marketing digital possui, sempre, uma boa base de informações. Quem não conhece o seu mercado, seu nicho de atuação e muito menos o público-alvo que deseja trabalhar, já começou errado.
Para evitar esse tipo de erro, é fundamental realizar uma pesquisa prévia de mercado — caso a empresa não possua nenhum conhecimento relativo ao seu público —, buscando conhecer melhor a realidade na qual seu negócio está inserido. Além disso, criar uma persona é o que faz a diferença na hora de se dirigir ao público nas estratégias de marketing digital e comunicação.
Erro #2 — Não estabelecer objetivos e metas
Não por acaso, o primeiro passo apontado para o plano de marketing digital deste artigo diz respeito às metas. Se não conhecer o seu público já é problemático, imagina só não saber onde se quer chegar? Essa é a função das metas: definir o que garantirá que sua estratégia teve sucesso.
Evitar esse tipo de erro é fácil. Tenha em mente uma clara separação entre o seu grande objetivo (um aumento de 15% no número de vendas, por exemplo) e as metas que você deve cumprir para alcançá-lo, como gerar mais leads, publicar mais vezes, entre outras. Assim, você estará um passo mais perto do sucesso do seu plano de marketing digital.
Erro #3 — Não traçar um plano de ação
Sem a definição de um plano de ação não se chega nos resultados esperados. Pior do que isso: dificilmente você conseguirá dar início a qualquer estratégia do seu planejamento.
Existem duas maneiras de se evitar isso, uma problemática e uma correta. A primeira é partir para a execução das ações com base nos achismos, tateando no escuro e experimentando acertos e erros.
Já o jeito certo é definir um plano de ação que guiará a equipe responsável nas tarefas que devem ser feitas, como os formatos de conteúdos, ferramentas utilizadas, cronograma de divulgações, entre outras.
Erro #4 — Não mensurar os resultados
Pode parecer que não, mas medir e analisar os resultados alcançados é fundamental para o plano de marketing digital — mesmo que isso ocorra apenas quando se coloca as ações em prática.
Um bom planejamento é feito não apenas para uma única aplicação, mas sim para que seja longevo o suficiente para funcionar a longo prazo. Isso significa que, constantemente, seus resultados devem ser medidos, buscando entender aquilo que funciona e o que não funciona. Dessa maneira, ajustes podem ser feitos para que o aproveitamento seja o maior possível.
Se você se atentou em cada um dos passos necessários para a criação de um bom plano de marketing digital, já possui objetivos e metas estabelecidos, isso ajuda a ter uma ideia de como mensurar os resultados.
Sua meta é vender X por mês e, no dia 20, você ainda não atingiu nem a metade dela? Então é hora de fazer uma análise para descobrir o que não funciona.
Cada um desses erros descritos neste post contribuem para o seu plano de marketing se tornar menos inteligente. Ou seja, se você cometeu quaisquer um deles, é porque não planejou direito suas ações.
Mesmo que as consequências demorem a aparecer, sempre existe a possibilidade de que se tornem uma bola de neve, resultando em um prejuízo enorme de tempo e dinheiro.
Se você tem muita dificuldade para criar um plano de marketing digital funcional e dentro da realidade do seu negócio, não precisa se desesperar. Sempre é possível contar com agências especializadas, que o auxiliarão no desenvolvimento e na execução de um plano personalizado para sua empresa.
Dessa maneira, fica muito mais fácil entender como as estratégias funcionam, de que modo podem ser aplicadas e, principalmente, alcançar os tão sonhados resultados.
Agora que você já conhece a importância de um bom plano de marketing digital e, acima de tudo, quais erros não pode cometer, é hora de desenvolver o seu próprio planejamento!
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