Marcas Copa do Mundo

Por ser um evento de gigantesca abrangência mundial, a Copa do Mundo traz oportunidades para empresas de diversos segmentos. Já mostramos aqui que o evento deve atrair, do início ao fim, a atenção de mais de 3 bilhões de pessoas, ou seja: as chances de engajar públicos são imensas.

Quem sai na frente, claro, são as patrocinadoras oficiais. No Brasil, Itaú, Brahma, Budweiser, McDonald’s, entre outras tem marcado bastante presença.

Marcas brasileiras têm presença forte

O Itaú, por exemplo, conseguiu o melhor engajamento do mundo entre vídeos do gênero com a ação “Mostrou Tua Força, Brasil”. O vídeo, que traz estrelas brasileiras no elenco, como a cantora Anitta, foi eleito pelo Google como o mais popular entre vídeos de futebol.

A Brahma também investiu pesado durante a Copa do Mundo. Além de reformular seus produtos, criar conteúdo constantemente sobre o assunto e construir verdadeiras arenas para a transmissão dos jogos em várias cidades, a cervejaria se esforçou até em se alinhar com o “torcedor misterioso”, figura que ficou famosa nas redes sociais. Em suma, a marca mostrou estar bastante antenada com o que chama a atenção do público.

A campeã

Quem está conquistando mais que qualquer outra é a Budweiser. A marca de cerveja está carregando a maior abrangência e o maior engajamento esperados de uma marca. As iniciativas feitas pela marca no Brasil têm trazido os principais resultados para este sucesso.

Não à toa, a marca foi a mais mencionada no Twitter na última segunda-feira, oitavas de finais da Copa, quando analisadas as hashtags #CopadoMundo. No Brasil, a Bud gerou mais engajamento e alcance do que Guaraná Antarctica, Coca-Cola, Brahma e Vivo, as marcas que vieram na sequência.

Os resultados da Budweiser não estão vindo apenas de estratégias de divulgação e propagandas. A marca criou iniciativas e estruturas super interessantes. Uma delas, por exemplo, é a “Man Of The Match”, uma espécie de eleição em que a marca convida os usuários de redes sociais a votarem no melhor jogador de cada partida. A iniciativa leva ao convite da hashtag #MOTM, que cria engajamentos para a marca.

Marcas Copa Projetual
Ação #ManOfTheMatch” da Bud elegeu os melhores jogadores de cada partida. No jogo Brasil x Sérvia, Paulindo ganhou o prêmio. Imagem: Reprodução / DailyMotion.

Além disso, a Bud elegeu uma série de comércios parceiros para disponibilizar seus produtos e receber estruturas especiais, como stands, televisões, luminosos e outras instalações. Nesses comércios, a maior parte supermercados, os produtos também são vendidos a preços especiais. Vale lembrar também do copo oficial da Copa do Mundo Rússia 2018, lançado pela marca.

A ação Light Up The World, que você confere abaixo, é um vídeo lançado pela marca que gira em torno do tema da Copa. Um dos mais comentados do mundo, o vídeo também mostrou a força da presença digital brasileira, já que o país é quem está liderando o ranking Share of Voice.

As marcas oficiais com presença personalizada no Brasil, como Brahma, Budweiser, McDonald’s e Itaú, mostram a força que o público brasileiro tem para se engajar no tema e produzir resultados para as empresas.

As marcas que não são patrocinadoras oficiais não precisam ficar para trás. Já mostramos aqui no blog que, combinando criatividade e sintonia, é possível criar ações super interessantes e engajar uma gama maior do público.

É importante, porém, que marcas não-patrocinadoras fiquem de olho no que não é permitido fazer na divulgação de ações para a Copa. Aqui no blog já falamos sobre essas proibições, portanto, fique de olho.

Ainda temos Copa do Mundo

A Copa de 2018 não vai ser lembrada com tanto carinho pelos brasileiros depois da derrota da Seleção para a Bélgica. No entanto, muitas pessoas ainda estão no clima de festa e ligadas nos jogos. Sendo assim, as marcas ainda vão ter várias oportunidades para criar ações interessantes.

A Projetual vai ficar ligada no desempenho das marcas durante a Copa do Mundo para continuar trazendo dicas e notícias para você. Fique de olho em nosso blog, Instagram e Youtube para estar por dentro!


Por redação Projetual.