Como utilizar o Cold Mailing de maneira eficaz

Como utilizar o Cold Mailing de maneira eficaz

Na busca de oportunidade de negócios os profissionais de vendas precisam estar sempre atentos as novas ferramentas e técnicas de marketing. Nem sempre o primeiro contato com os consumidores vem de forma fácil, nesses casos o cold mailing pode ser uma saída eficaz para tentar chamar a atenção do usuário desejado.

Mas o que é cold mailing?

Existem vários métodos de relacionamento e comunicação que utilizam do correio eletrônico como estratégia de marketing. Uma dessas ações é o cold mail, um processo no qual, através de emails, você tenta iniciar uma conversa com alguém sem nunca ter tido nenhum tipo de contato prévio com essa pessoa.

No caso, o cold mail é visto como uma tentativa pois há sempre uma grande chance do diálogo não se concretizar, seja por um email de destinatário inexistente, desatualizado ou até por pertencer a alguém que não se interessa no conteúdo que você está enviando.

Dessa forma, o principal desafio enfrentado pelo cold mailing é encontrar o destinatário correto. Mas não desanime ainda, graças a sua fácil usabilidade, grande alcance e escalabilidade, o método ainda possui grandes chances de sucesso se bem aplicado.

Não confunda cold mail com spam 

Um fator fundamental para a criação de um bom cold mail é demonstrar um motivo válido para entrar em contato com o usuário. Deixe suas intenções claras de forma escrita e personalizada, incluindo informações específicas dos produtos e se possível do consumidor alvo, assim seu email não será confundido com um spam.

Spams são emails enviados para vários contatos ao mesmo tempo, normalmente carregando uma mensagem extremamente genérica e forçada, sem a preocupação nem de conterem o nome do destinatário.

Portanto, para a criação de um bom cold mail você deverá personalizar suas mensagens, sempre oferecer a possibilidade da pessoa não receber mais os seus emails e é claro, apresentar um conteúdo relevante.

Como fazer bons cold mails?

Para conseguir respostas positivas dos seus consumidores alvo é preciso estar atento a mais alguns detalhes importantes. Por exemplo, você deverá considerar a extensão do conteúdo.

Como passar as informações relevantes sobre a empresa sem se estender demais e se tornar incômodo? Veja nossas dicas para criar uma boa campanha de prospecção de clientes via email:

1. Já falamos antes mas não custa repetir, personalize seus emails.

Personalizar não significa apenas citar o nome do destinatário que você encontrou no Google. Você precisa demonstrar que conhece a pessoa que irá receber sua mensagem, seus interesses e visão de mundo.

Deixe suas intenções claras, demonstre como o destinatário se encaixa no seu perfil de consumidor e tente apresentar as vantagens que seu produto pode trazer para ele em específico.

2. Valorize quem você é para seus clientes

Assim como é importante conhecer seu destinatário, ele também precisa te conhecer. Apresente-se da melhor maneira possível, sempre tentando passar uma sensação de confiança e honestidade.

Quanto mais o consumidor sentir segurança em sua apresentação maiores as chances de você receber uma resposta.

3. Seja breve, claro e objetivo

Emails longos tem uma maior probabilidade de não serem lidos pelos seus possíveis clientes. Mantenha uma escrita clara e objetiva, se você for direto e demonstrar segurança no que está oferecendo terá mais chances de receber atenção.

Seu email deverá mostrar que você realmente sabe do que está falando, procure compreender os pontos fracos de seu comprador e demonstrar que seu negócio pode se alinhar as soluções de seus problemas. Clique aqui para nossas dicas de como escrever bons emails.

4. Apresente uma proposta

Por final, um o cold mailing não pode simplesmente se restringir a uma apresentação. Será necessário fazer uma espécie de proposta e oferecer aquilo que seus destinatários estão precisando.

É importante apontar que não será no primeiro email que você conquistará a confiança de um cliente, você deverá definir um fluxo de cadência, assim você pode saber quando está na hora de entrar em contato novamente com aquela pessoa.

Agora que você conhece essa importante estratégia de prospecção de clientes, que tal colocá-la em prática na sua empresa? Entre em contato conosco por meio do nosso email contato@projetual.com.br ou nossa página no Facebook.

Com informações de outboundmarketing.