Confira os principais impactos das novas regras de privacidade do iOS no mercado de publicidade móvel
A Apple saiu na frente quando o assunto é privacidade dos seus usuários. A mudança nas regras de privacidade impostas pela empresa — com o iOS 14, que entrou em vigor em maio deste ano — foi criada para garantir mais autonomia ao consumidor. Mas nem tudo são flores, afinal, toda alteração drástica causa prejuízos a algumas partes, neste caso para o mercado de publicidade e de desenvolvedores de Apps. Quer saber mais sobre este tema? Venha com a gente.
Só para se ter uma ideia o custo por instalação (CPI) no Android apresentou um grande aumento em comparação ao CPI para iOS após as alterações nas regras de coleta de dados para publicidade no iOS 14. Quem acompanha este tema de perto, sabe muito bem que essa mudança pode impactar diretamente o mercado publicitário, diminuindo os anúncios, exibidos em dispositivos da Apple e tornando-os mais genéricos.
Como era antes das novas regras de privacidade impostas pela Apple?
Antes desta alteração, os desenvolvedores de Apps tinham inúmeras possibilidades, por exemplo: vender e comprar espaço de mídia em outros Apps. Era um processo relativamente simples, a pessoa instalava o App e as finalidades estavam liberadas.
Caso a pessoa desejasse bloquear a publicidade, ela teria que fazer o opt-out manualmente. Os desenvolvedores também tinham o poder de coletar informações dos usuários, como idade, gostos, localização, entre outros.
O que a Apple espera com esta mudança de postura?
Agora, o cenário para as empresas é outro. Com estas novas regras de privacidade, os usuários de iOS devem ser questionados se querem (ou não) compartilhar sua identificação com os Apps baixados. Com isso, a expectativa dos especialistas é a de que com este poder nas mãos dos usuários haja um menor compartilhamento de informações.
Mas engana-se quem pensa que os anúncios publicitários vão sumir dos dispositivos da Apple, longe disso. O que deve acontecer é o seguinte: os anúncios devem ficar mais genéricos, pois informações importantes para cativar o usuário se perderão ao longo deste processo.
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Como as empresas vão se comportar com essas mudanças?
Em entrevista para o Exame, Antonio Affonseca, diretor da Liftoff no Brasil, revelou que quem investe em propaganda quer saber se o usuário clicou em seu anúncio, se chegou a realizar a compra, se as otimizações foram feitas para os eventos finais, como assinatura de um programa ou instalação de um App.
O que interessa, de fato, é atingir o objetivo final e não que seu anúncio seja visto — e com essa mudança na postura da empresa, isso vai se perder, por isso, a concorrência da Apple pode se beneficiar (e muito) com essa mudança nas regras de privacidade, pois dificilmente as empresas vão abrir mão destes dados.
Com as mudanças no iOS, profissionais de marketing vão transferir parte do orçamento publicitário destinado ao iOS para o sistema Android, isso pelo menos nos primeiros meses desta transação.
É ainda um tema muito novo e com mais perguntas do que respostas, por isso, nos próximos meses vamos te trazer em primeira mão, um relato mais apurado sobre as consequências desta importante ação da Apple, que se de um lado dá mais autonomia para os usuários, também pode dificultar e muito as estratégias de parte do mercado publicitário.
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