Conheça o método Growth Hacking: suas vendas no centro da estratégia de Marketing Digital
O sonho de todo empreendedor é deixar suas vendas no centro da estratégia de Marketing Digital. O modelo de funil de vendas é interessante, mas em termos práticos, é preciso ter paciência para colher os frutos deste investimento.
E eis uma dúvida que surge para muitos empreendedores: como vender bem e ao mesmo tempo se consolidar enquanto referência? Para tal, o método de Growth Hacking, que coloca suas vendas no centro da estratégia pode ser uma opção viável.
O método de Growth Hacking conta com quatro etapas: tráfego, engajamento, conversão e retenção. Em todas elas, o objetivo é vender bem. Mas o que significam estes quatro passos?
Suas vendas no centro da estratégia: conheça as fases do Growth Hacking:
Tráfego
Sua loja precisa ser conhecida pelo seu público desejado. Mas como fazer isso? Com anúncios no Facebook Ads e no Google Ads você pode alcançar, cada vez mais, pessoas qualificadas para conhecer seu negócio. Estas pessoas podem se tornar futuros clientes, caso seu plano de conteúdo seja bem direcionado.
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Engajamento
Após conquistar o público, e criar uma audiência, é essencial engajar os potenciais clientes com os valores e conteúdos que fazem sentido para eles. A pergunta que não pode faltar é a seguinte: “o que eu, enquanto empreendedor, posso fazer que seja realmente relevante ao meu consumidor e agregue valor à sua vida?”
Fique atento, quem quer ter um conteúdo que tenha um bom engajamento, isto é, que tenha boa interação com os usuários, deve focar em ser referência. Para tal, é mega importante contar com profissionais preparados para isso.
Um blog atrativo e uma rede social com conteúdos de qualidade são excelentes estratégias para manter o relacionamento ativo com os clientes. Para isso, não esqueça de trazer, além de conteúdos de valor, promoções e benefícios dos seus produtos ou serviços. Para deixar suas vendas no centro da estratégia, você precisa mostrar seus diferenciais em relação à concorrência.
Conversão
Se seu cliente não está engajado, certamente, suas vendas não serão boas. Não deixe de questionar: qual é seu diferencial diante dos seus concorrentes? Quais são as vantagens que seus consumidores terão ao adquirir os seus produtos ou serviços? Depois de listá-los, você deve usar essas vantagens ao seu favor. Use estratégias de conteúdo para atrair essas pessoas a conhecer o seu negócio: ofereça promoções, descontos, brindes, cupons etc. ⠀
Retenção
Para que seu cliente seja fiel a sua marca, você precisa que ele interaja com os seus conteúdos e, claro, tenha interesse em saber mais sobre novos produtos e serviços da sua loja.
Para fazer isso, você pode enviar um cupom de desconto para clientes (já consolidados) para suas futuras compras. É super importante mostrar ao seu cliente que você se importa com ele, invista em um bom atendimento, faça pesquisas de satisfação, mostre-se disponível a ouvir o que ele gostou e o que ele não gostou durante a jornada de compras dele.
Lembre-se: As quatros fases do método de Growth Hacking devem ser implementadas de forma simultânea. O ponto-chave para deixar suas vendas no centro da estratégia é pensar que em cada uma das fases, você vai precisar exibir as vantagens dos seus produtos. Ainda que de forma sútil, você deve, sem dúvidas, exibir as qualidades dos seus produtos e persuadir seus clientes e potenciais e-shoppers a conhecer o seu negócio.
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