Dicas para ter bom controle do estoque na era do e-commerce

Dicas para ter bom controle do estoque na era do e-commerce

Sem dúvidas, a internet e as enormes vantagens do marketing digital fizeram com que muitas pessoas se aventurassem no mundo do empreendedorismo. Não que este seja um mundo fácil, mas é fácil perceber que atualmente existem imensas possibilidades para grandes ideias.

Mas no meio de tantas vantagens, algumas coisas ficaram um pouco mais difíceis de controlar depois da era digital. Uma das principais seria o controle do estoque para empresas que atuam tanto no varejo quanto no e-commerce.

Ficar a par de todo o tipo de movimentação que acontece na empresa e ainda conseguir fazer o controle do estoque, sabendo de tudo o que entra e sai em tempo real, pode ser bem complicado. No entanto, não é impossível.

Para quem está começando agora a expandir as operações comerciais e quer dicas de como ter controle do estoque dentro do mundo digital, abaixo temos algumas dicas.

Controle do estoque precisa ser informatizado

Muita gente já sabe disso, mas precisamos começar pelas dicas mais básicas. O controle do estoque precisa ser informatizado para garantir que nada fuja do esperado, já que os velhos arquivos em papel não são sempre confiáveis e exigem muito da nossa memória.

Sistemas informatizados garantem, além do controle total, outras funcionalidades práticas como avisar quando o estoque de determinado produto está baixo, quando a validade de um produto está próxima, entre outras coisas.

Existem vários destes softwares no mercado que são vendidos e instalados por empresas confiáveis. Basta escolher a que mais combina com seu serviço.

Trabalhar com estoque reduzido

Esta dica parte de uma visão mais moderna do gerenciamento de estoque, que na verdade se iniciou com o sistema Toyota de logística. Trabalhar com o estoque reduzido significa deixar a demanda por um produto e serviço “puxar” a necessidade de obter matéria-prima.

Assim, em vez de comprar muito e estocar produtos, esperando que consumidores irão comprando e reduzindo o estoque, o empreendedor tem uma noção real e mais realista de como os produtos vão sendo consumindo. Dessa forma, evita-se o desperdício e se consegue uma relação mais estreita com a demanda, acompanhando exatamente o nível do consumo dos clientes.

Utilize padrões na descrição

No sistema informatizado, é muito fácil se confundir com informações e descrições sobre produtos se elas não estiverem padronizadas.

Utilize uma ficha de controle que seja simples ao mesmo tempo que completa e eficaz, de forma a evitar a perda de tempo e informações.

Faça inspeções periódicas

Mesmo com todas as medidas de segurança e controle do estoque tomadas, às vezes, alguns imprevistos irão ocorrer. É possível que um funcionário erre na inspeção de recebimento de um produto ou na descrição de alguma venda. Para prevenir que esses problemas prejudiquem a loja no futuro, uma boa ideia é realizar inspeções periódicas no estoque, seja a cada 7, 15 ou 30 dias.

Diminua perdas

Num sistema de controle do estoque, as perdas acontecem quando, por algum motivo, o processo de compra e venda é prejudicado por causa de algum conflito de informação. Para evitar que isso aconteça, um sistema de diminuição de perdas ajuda muito.

Este sistema fará parte de todos os processos da empresa, incluindo itens como: usar um sistema de gestão integrada; acompanhar o volume de vendas em tempo real; verificar minuciosamente as mercadorias no recebimento; atentar à data de validade; inspecionar o estoque; realizar inventário periodicamente.

Abasteça o estoque de forma inteligente

Esta dica anda de mãos dadas com todas as outras. Abastecer de forma inteligente tem a ver com acompanhar exatamente a movimentação do produto e sua demanda, a necessidade que o consumidor tem dele.

Algumas práticas de abastecimento inteligente são: dar prioridade a produtos mais populares; acompanhar a sazonalidade de produtos e prever sua demanda; acompanhar a saída de produtos novos; verificar categorias mais vendidas; em ocasiões especiais, como datas especiais que geram mais venda, prever produtos que devem ser os favoritos para os consumidores neste período também é interessante.

Enfim, abastecer de forma inteligente é conhecer bem o estoque e o cliente. Neste processo, conhecer a persona da marca, o consumidor ideal, conta bastante.

Além de realizar um bom controle do estoque, saber como ter uma loja virtual eficiente e competitiva também é essencial no e-commerce. Neste texto, a Projetual já trouxe dicas preciosas sobre como ter uma boa loja virtual, portanto, vale a leitura!

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