E-commerce: Fator mais importante na decisão de compra dos brasileiros é o preço

E-commerce: Fator mais importante na decisão de compra dos brasileiros é o preço

A sexta edição da pesquisa realizada pela Zoom, site comparador de preços e produtos, em parceria com a Consumoteca, aponta que em 2019, assim como foi em 2018, o preço continua o fator mais importante na hora do consumidor escolher a loja em que vai comprar online. No período de 2013 à 2017 anos, a “boa experiência” foi o principal fator que definia a compra, com o preço em segundo lugar empatado com “reputação em sites” e “grandes lojas”.

De acordo com a Zoom, a mudança do cenário econômico do Brasil foi um dos maiores motivadores dessa mudança. Mesmo que as previsões para o cenário macroeconômico sejam positivas, no brasil, há muitas incertezas politicas e econômicas que influenciam os consumidores a serem mais cautelosos com a forma que gastam seu dinheiro.

Em segundo lugar na pesquisa ficou a experiência de compra, fator que em anos anteriores chegou a liderar o ranking. Os consumidores, não somente no brasil, se encontram cada vez mais exigentes e preocupados com a experiência que a empresa fornece no processo de compra dos produtos. Por exemplo, outro fator que demonstra essa demanda, é o crescimento de número de usuários que se preocupa em verificar se há reclamações do produto/marca em sites como Reclame Aqui.

Além disso, há também o quarto lugar na lista reafirmando a importância da boa experiência, a classificação das lojas em sites comparadores de preço, e o quinto lugar, que é a priorização de melhores métodos de pagamento, ambos determinantes para o grau de confiabilidade que a empresa pode fornecer para o cliente.

Thiago Flores, CEO da Zoom, afirma que o consumidor brasileiro está se tornando cada vez mais maduro, exigindo mais excelência nos serviços prestados, querendo não só um produto de qualidade e uma entrega rápida, mas se importando com fatores como a reputação da loja. “Nos primeiros anos da pesquisa, questões como a confiança na entrega lideravam o ranking. Com o passar do tempo, e o amadurecimento do e-commerce, essas questões perderam um pouco de força. Atualmente, os consumidores estão se preocupando, cada vez mais, com a experiência oferecida pelas lojas e pesquisam bastante sobre as suas reputações, antes de finalizar a compra.”

Essa pesquisa, realizada pela Zoom e Consumoteca, foi aplicada em 5.369 usuários, sendo 73% homens e 27% mulheres, englobando as classes A, B e C.

Veja abaixo o comparativo dos resultados de 2019 com relação aos anos anteriores da pesquisa:

Fonte: Zoom/ Consumoteca 2019

Veja o perfil dos entrevistados de 2019:

Fonte: Zoom/ Consumoteca 2019


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Com informações de ecommercenews.