Vantagens e desafios para investir em e-commerce no Brasil

Vantagens e desafios para investir em e-commerce no Brasil

Falamos muito aqui no blog sobre os números impressionantes que o e-commerce no Brasil tem acumulado. Em 2017 houve cerca de 12% de crescimento e faturamento em torno de R$60 bilhões. Para 2018, a expectativa para o comércio eletrônico é ainda melhor: 15% de crescimento e R$69 bilhões.

Essas estatísticas têm mostrado que o e-commerce no Brasil se mostra favorável e continuará assim. Além de superar o varejo em faturamento e vendas, o comércio eletrônico se tornou um nicho de novidades e experimentações.

A especialista Nadir Moreno, presidente brasileira da empresa de logística UPS, comenta quais são as vantagens e desafios para investir em e-commerce no Brasil, especialmente para as empresas de fora.

Apesar das dificuldades do cenário, o e-commerce no Brasil apresenta características bastante favoráveis. A opinião de Nadir se espelha já no título de seu texto para o E-Commerce News, chamado “Quando se trata de e-commerce global, talvez o Brasil não seja o mais lembrado. Mas deveria ser”.

O que fazer para se sair bem no e-commerce no Brasil

Segundo Nadir, as dicas básicas para começar a investir nessa modalidade de comércio são as seguintes:

  • Conhecer o ambiente: a especialista alerta especialmente para a importância de ficar de olho nas regras de tributação e de processamento de mercadorias importadas. Segundo ela, qualquer erro mínimo na burocracia pode resultar em penalidades ou atrasos bem grandes, atrapalhando bastante a operação. Para quem exporta e/ou importa, estar ligado em todas as exigências da secretaria de Comércio Exterior é essencial, além de atender o Código de Defesa do Consumidor. Conhecer bem as taxas de tributação (geralmente bastante elevadas) e todos os prazos do processamento e transporte internos das mercadorias é também ideal para qualquer planejamento;
  • Pensar bem na logística: esse fator ainda é uma grande dificuldade para o comércio brasileiro como um todo. Fazer e-commerce no Brasil é pensar que um produto pode ser enviado para dois mil quilômetros de distância e, claro, dentro de um prazo razoável. Firmar parcerias corretas com parceiros confiáveis é uma postura essencial. Não à toa, se tornou cada vez mais comum o uso de transportadoras para realização de fretes.
  • Oferecer variedade: aqui, não se trata apenas de variedade de produtos ou serviços, mas também de opções de pagamento e frete. Sai na frente quem investe em marketing omnichannel e oferece, por exemplo, opções de comprar online e retirar na loja. Assim, o consumidor se sente mais contemplado, já que tem mais opções para realizar o processo de compra como um todo.
  • Lembrar do mobile: parece redundante lembrar que os smartphones precisam ser considerados, especialmente na hora de criar um site responsivo. No entanto, no caso do Brasil, isso é ainda mais relevante, já que por aqui os consumidores costumam comprar mais do que em outros países: 90% das pessoas que compram online por aqui utilizam smartphone, contra 81% no Canadá e 79% nos Estados Unidos. Por isso, ter uma loja virtual adequada para a navegação mobile é absolutamente essencial.

Essas são as dicas da especialista Nadir Moreno para os novos investidores de e-commerce. Para quem está começando e está ainda nos primeiros passos da criação de uma loja virtual, é importante lembrar de outras dicas que nós já comentamos aqui no blog e você pode conferir neste texto.

Um dos grandes esforços da Projetual está na criação de estratégias e materiais que ajudam as empresas a ter os melhores resultados no e-commerce. Inclusive, você pode conferir uma série de materiais gratuitos que disponibilizamos para download em nosso site.

O e-commerce no Brasil tem suas dificuldades, mas certamente continuará valendo a pena por muito tempo. Sempre que precisar de ajuda para dar um upgrade em seus negócios, conte com a gente!


Por redação Projetual.