Conheça o IGTV, a mais nova ferramenta do Instagram

Conheça o IGTV, a mais nova ferramenta do Instagram

Quem está ligado no Instagram todos os dias não demorou para perceber a última grande novidade da rede: o IGTV. Voltada para os produtores de conteúdo, a ferramenta do Instagram criou uma plataforma de vídeos que promete bater de frente com o Youtube.

O anúncio do IGTV veio com outro um pouco menos impactante, já bastante esperado: a rede já conta com um bilhão de usuários. No blog da empresa, ela disse que essa é a ferramenta mais exclusiva já lançada até hoje. Vamos aprender sobre ela a seguir.

De celular para celular

A nova ferramenta do Instagram funciona de forma bem simples. Para os usuários que querem conferir os novos vídeos criados por seus instagrammers favoritos, basta clicar no ícone parecido com uma pequena TV, que fica logo ao lado do ícone de acesso às stories.

Lá vão estar os vídeos divididos em quatro categorias: Para Você, que são os vídeos recomendados produzidos por criadores de conteúdo que a pessoa já segue; Seguindo, que são todos os vídeos dos canais já seguidos; Populares, que inclui os vídeos dos produtores de conteúdo mais populares e próximos aos interesses da pessoa; e Continuar Assistindo.

Ferramenta do Instagram - Projetual

Ferramenta é bastante intuitiva. Imagem: Reprodução.

A interface do IGTV é bem diferente da tradicional do Youtube, em que vemos sugestões de vídeos por todos os lados. A ferramenta do Instagram é mais limpa, focada para quem assiste vídeos no celular.

Para começar, os vídeos são gravados e vistos apenas na vertical. As poucas opções de cliques são acessáveis facilmente e indicam tudo o que é necessário para explorar. Além disso, ela funciona dentro do próprio Instagram, e o usuário pode facilmente alternar entre o feed de fotos da rede social e os canais de vídeo da nova ferramenta.

Além disso, a interação entre usuários e criadores de conteúdo do IGTV é super facilitada: o usuário pode curtir o vídeo, comentar nele e até mandar uma direct para o criador (que obrigatoriamente tem um perfil no Instagram).

Ferramentas do Instagram - Projetual

Vídeos permitem interação com perfil do usuário no Instagram.

Criadores de conteúdo comemoram

Enquanto o Instagram tem desfilado ferramentas que possibilitam um uso comercial bastante interessante, como o Instagram Shopping, o IGTV é algo que deixa os criadores de conteúdo com uma nova grande plataforma para trabalhar nas mãos, incomodando o monopólio do Youtube.

No IGTV, os vídeos podem ter até uma hora de duração e sua qualidade é compatível com o 4K. Os criadores de conteúdo podem ter seu próprio canal dentro da rede, mas seu perfil é conectado ao perfil normal do Instagram.

Ferramenta do Instagram - Projetual

Vídeos do IGTV de um perfil podem ser acessados diretamente no Instagram, já que são mostrados ao lado das stories destacadas.

Como nós já mostramos aqui, o Instagram já era a terceira mais utilizada pelos criadores de conteúdo, mas ainda pecava em possibilidades de faturamento para esses profissionais, também em terceiro. O Youtube, como era de esperar, não é a mais utilizada, mas é a campeã em faturamento.

Agora que a ferramenta do Instagram vem para batalhar com o Youtube, é esperado que a renda para criadores de conteúdo cresça e a rede seja buscada por eles também.

Também esperamos  que logo os influenciadores digitais, que também costumam trabalhar apenas com o Youtube, também comecem aparecer em peso no IGTV. Assim, é provável que o marketing de influência também atinja ainda mais a rede.

A Projetual vai ficar bem de olho para saber tudo o que o IGTV vai revolucionar no mundo dos vídeos da internet e também no marketing digital. Enquanto isso, acompanhe mais novidades nos canais da Projetual! Além do blog, também temos nosso canal no Youtube e Instagram.


Por redação Projetual.