Ferramentas para Instagram que são super úteis e pouco conhecidas
Com certeza você já sabe bem o suficiente que o Instagram é uma plataforma essencial para sua marca, especialmente se ela procura se relacionar com o público de forma mais íntima e direta.
O Instagram já conta com mais de 800 milhões de usuários ativos em todo o mundo, sendo que o Brasil é o segundo país com maior número de utilizadores. Por ser uma rede social dinâmica e com constante atualizações, todas as informações são úteis na hora de pensar nas melhores estratégias dentro dela.
É por isso que hoje nós pensamos em fugir do básico e trazer dicas de ferramentas para Instagram que não são tão utilizadas por todo mundo. Mesmo que você goste de umas mais do que outras, pode ter certeza que todas são úteis para o seu negócio.
Várias stories ao mesmo tempo
Sem dúvida as stories dominaram os hábitos dos usuários de Instagram. Mandar vídeos e fotos se tornou algo extremamente divertido e praticamente automático para muitas pessoas, e as marcas têm sabido se aproveitar disso. Não à toa, já são mais de 7 milhões de empresas utilizando constantemente as stories.
Como as ferramentas para Instagram se atualizam constantemente, a que trazemos aqui é uma novidade. Dentro de pouco tempo, a rede social permitirá que várias stories sejam postadas ao mesmo tempo, evitando que o perfil que queira postar uma sequência tenha que fazer o upload de uma imagem por vez.
De início, a novidade vai estar disponível apenas para o app que estiver instalado no sistema Android. Funcionará de forma simples: antes de postar uma storie, no mesmo momento em que pode personalizar a foto, o usuário verá que no canto superior direito haverá um botão que vai permitir escolher múltiplas imagens e vídeos – será possível postar até 10 consecutivamente.
A ferramenta será uma mão na roda para pessoas que costumam postar muitas fotos por dia. É o caso, por exemplo, de marcas que trabalham com vestuário e utilizam o Instagram para mostrar peças de roupas recém chegadas, promoções, etc.
Ainda não sabemos quando estará disponível, mas certamente será logo.
Mandar mensagens automáticas
As mensagens diretas, aquelas que são como um chat privado entre usuários, é uma outra possibilidade de aproximação. Muitas marcas usam sabiamente esse recurso para mandar mensagens automáticas, dando boas-vindas a novos seguidores, por exemplo.
Existem diversos sites que criam ferramentas para Instagram, e um deles é o Bume, que permite um período de teste grátis. Por lá, é possível, entre outras coisas, configurar o envio de DMs automáticas para os novos seguidores, algo bastante útil.
O site Marketing nas Redes Sociais dá algumas dicas de DMs estratégicas para novos followers. A marca pode, por exemplo, informar que o novo seguidor tem desconto nas compras, que pode solicitar algum material gratuito – como um brinde – e até avisar para que ele fique de olho em promoções na página. Bacana, não é?
Ferramentas para Instagram já conhecidas estão em alta
Agora, vamos indicar algo que todo mundo já sabe que existe, mas quase ninguém lembra de utilizar: as lives. Sim, fazer vídeos ao vivo é uma ótima estratégia para marcas, tanto por alcance quanto por possibilidades de uso.
As lives são uma das ferramentas para Instagram que possibilitam interações de forma direta e mais íntima, quebrando a “parede” de impessoalidade que existem nas redes sociais.
Podem ser utilizadas também para mostrar novidades, realizar conversas, dar dicas e também realizar sorteios – algo que dá muito sucesso no Instagram.
Além do mais, os vídeos ao vivo também estão entre as tendências para a produção de conteúdo. Segundo o site Resultados Digitais, referência em marketing digital, as lives estão “com tudo” porque permitem uma forma de interação direta que os outros formatos de conteúdo não permitem.
Por fim, ferramentas para Instagram surgem constantemente. Cabe aos produtores de conteúdo e marcas que estão presentes na rede social ficarem atentos para qualquer possibilidade de melhorar suas estratégias.
Inclusive, já produzimos um vídeo com dicas para Instagram para o nosso canal no Youtube, confira abaixo.
Se depender da Projetual, você e sua empresa ficarão sempre bem informados quanto a estes assuntos. Mais materiais como esses que você conheceu você pode acompanhar acessando nossos canais. Até a próxima! 😉
Por redação Projetual.