O Google Trends é uma ferramenta super válida para começar a pensar nas suas estratégias. Confira como!

Como encontrar os temas mais relevantes para produzir os seus conteúdos? Existe uma maneira bem fácil e eficaz. Trata-se de uma ferramenta do Google que consegue te dar insights sobre as palavras-chave mais usadas no momento, o chamado Google Trends.

O Google Trends te ajuda a descobrir quais são as tendências nas buscas e, além disso, a entender como o usuário se comporta. Isto é, com ele é possível perceber se o usuário na hora da pesquisa estava buscando por sites, imagens ou vídeos.

Vamos então conferir nas próximas linhas como funciona o Google Trends e seus benefícios para a criação de conteúdos. Confira:

Google Trends: o que é

O Google é o buscador mais conhecido no mundo inteiro. Assim, o Google Trends permite que você consiga analisar quais foram as pesquisas mais acessadas pelos usuários. Ou melhor, o Google faz um levantamento dos termos mais pesquisados no buscador para ajudar as pessoas a encontrarem as melhores palavras-chave.

A partir desta ferramenta, você pode conferir as buscas mais acessadas e as que estão em crescimento, de acordo com o que você está procurando. Você ainda pode fazer um filtro ainda mais específico selecionando por:

  • País;
  • Estado;
  • Tempo;
  • Categoria;
  • Fontes de busca.

Por que usar esta ferramenta? 

Você deve está se perguntando por que usá-la, não é mesmo? Será que ela ajudaria mesmo a minha empresa? Podemos dizer que sim. Se você costuma trabalhar com marketing digital, e possui presença na internet, o Google Trends é uma “mão na roda” para encontrar as melhores palavras-chave para caçar os seus leads.

Afinal, com ele, é possível visualizar os termos mais pesquisados do momento e, assim, você pode encontrar o melhor tema para construir o seu conteúdo e otimizar o SEO dos seus textos de blog, por exemplo. Outra coisa interessante é a possibilidade de saber quais os assuntos estão em ascensão e quais estão em queda

A comparação também é outro aspecto bem aproveitável com esta ferramenta. Sabe como? Você pode comparar duas palavras ou temas semelhantes e perceber qual deles é mais utilizado pelos usuários no momento da pesquisa.

Como funciona?

Primeiramente, você acessa o Google Trends clicando aqui. Logo na primeira página você verá as pesquisas mais acessadas do mundo. Você perceberá ainda uma infinidade de assuntos em alta

Para encontrar as melhores palavras-chave para o seu nicho, você precisa pesquisar algum termo relevante no campo de pesquisa. Assim, a próxima página que irá abrir mostrará um gráfico com os picos de pesquisa desta palavra em um intervalo de tempo. Este intervalo, inclusive, pode ser alterado se assim você desejar. 

Falando um pouco mais detalhadamente, você pode selecionar um país específico, ou região mais específica, e pode também analisar a oscilação da procura por essa palavra-chave nesta região em um determinado período que você mesmo pode definir. 

A categoria e a fonte da pesquisa também podem ser editados. Ademais, as categorias também são bem aproveitáveis para aqueles temas que são bem abrangentes ou podem ter sinônimos. Por exemplo, você pode estar pesquisando por “camarões” e definir a categoria como “animal”, caso você não queira informações sobre o país Camarões. 

Também é muito proveitoso saber o que as pessoas pesquisam nos diferentes canais. Por exemplo, se você pesquisar por “música” e selecionar “pesquisa na web” verá que o resultado será diferente se você selecionar “pesquisa no YouTube”.

A comparação dos termos, como falamos anteriormente, é uma pesquisa bem válida para encontrar a melhor palavra-chave. Por exemplo, você ainda não decidiu se vai escrever com a palavra-chave “decor” ou “decoração”. Então, se você compará-las no Google Trends verá qual das duas é a mais procurada pelos usuários, assim como os insights sobre o interesse por região, que podem te dar mais dicas sobre o que é mais pesquisado de acordo com cada localidade.

As consultas crescentes e as principais consultas ainda são ótimas para encontrar outras palavras que você não estava imaginando. Isso aumenta ainda mais as chances de encontrar a palavra-chave mais assertiva para o seu conteúdo.

 

E aí? Conseguiu entender como usar o Google Trends é supervantajoso para as suas estratégias? Para mais informações sobre marketing digital, é só entrar em contato com a gente!