LinkedIn Stories: novo recurso para profissionais e marcas
Uma “nova” funcionalidade acaba de chegar ao LinkedIn com exclusividade ao mercado brasileiro. Lançado no dia 14 de abril, o novo recurso de stories no LinkedIn permite que usuário compartilhem fotos e vídeos por meio do aplicativo móvel da rede social.
Com mais de 40 milhões de usuários, o Brasil é o quarto maior país em número de contas nesta rede social. De acordo com Rafael Kato, managing news editor da rede social:
“Testar o LinkedIn Stories primeiro no Brasil também leva em conta a nossa mundialmente famosa criatividade e nosso forte sentimento de comunidade.”
Vamos conhecer um pouco mais dessa nova característica da mídia corporativa mais acessada no mundo.
Como funciona o LinkedIn Stories?
É bem parecida e próxima ao já adotada por outras plataformas, como Instagram, Facebook e Snapchat.
Ao utilizar a ferramenta de stories no LinkedIn, o usuário poderá compartilhar vídeos de até 20 segundos. Inclusão de texto e figurinhas também faz parte da personalização da história a ser compartilhada.
Tal como os concorrentes, cada story ficará disponível por 24 horas e permitirá que conexões do autor possam interagir com a publicação, enviando uma mensagem direta ao perfil de quem o publicou.
Em entrevista ao Canaltech, a assessoria da plataforma informou que no momento não será possível incluir links em publicações. Essa que é uma das funcionalidades mais desejadas de usuário do Instagram.
Vale lembrar que a funcionalidade está disponível apenas nas versões mobile, ou seja, não é possível criar story utilizando o desktop, por exemplo.
Vantagens ao utilizar o recurso
O LinkedIn sempre foi considerada uma rede social que exige mais formalidade, para contatos profissionais, oportunidades de recolocação e networking. A nova funcionalidade chega para inserir a plataforma em um contexto de maior proximidade entre os usuários.
Ainda de acordo com Kato, “com o LinkedIn Stories, todos os usuários brasileiros terão a opção de nutrir suas redes de conexões e de seguidores de uma maneira descontraída e casual.”
Com isso, a funcionalidade se torna uma excelente oportunidade para que os usuários possam aumentar o seu desempenho em engajamento, como por exemplo:
- Influenciadores da rede social poderão compartilhar insights sobre suas atividades;
- Especialistas poderão apontar tendências e estudos;
- Os Top Voices terão maior proximidade do seu público; e
- Marcas terão a oportunidade de apresentar ao público de maneira mais rápida, fácil e prática os seus produtos ou serviços.
Além disso, como você viu acima, hoje as principais redes sociais do mundo contam com o recurso, já familiar dos usuário. Por isso, a aceitação deve ser maior e o número de pessoas e marcas utilizando também.
A história de stories em redes sociais já é antiga
Apesar de surgir somente agora no LinkedIn, os stories em redes sociais já fazem parte da rotina de usuários há quase uma década. A popularização do formato ganhou forças em 2011 com o aplicativo Snapchat, que conquistou em especial os mais jovens.
Com isso, deu-se início a troca de conteúdo por fotos e vídeos curtos, que logo passou a ser chamada de stories. Com tamanha popularidade, não demorou muito para que concorrentes tivessem um olhar especial para a função.
Em 2013, o Facebook ofereceu a generosa quantia de 3 bilhões de dólares a empresa precursora, que se recusou a vender. Três anos depois a função chegou ao Instagram, desbancando o Snapchat.
E não demorou muito para que a funcionalidade se espalhasse. Hoje, além do Instagram, há stories também no Facebook, Messenger e WhatsApp, todas do grupo de Mark Zuckerberg, além de YouTube e Twitter.
Será que a funcionalidade também fará sucesso na mídia corporativa? A empresa demorou demais para colocar o plano em prática? Teste a novidade e comenta aqui o que você achou!
Comece hoje criar uma estratégia no LinkedIn para o crescimento da sua empresa. Continue acompanhando nosso blog para mais dicas, notícias e curiosidades do universo do marketing digital.