Como o Marketing de Atração pode trazer resultados
Quem conhece a Projetual sabe que, para nós, o Marketing de Atração e o e-commerce andam lado a lado. Também chamado de Inbound Marketing, este conjunto de estratégias de marketing digital procura criar uma comunicação bastante específica com o público, atraindo sua atenção e garantindo confiança para apresentar produtos e serviços.
Através de estratégias que buscam acima de tudo oferecer algo para atrair a atenção e confiança do usuário, o marketing de atração funciona a partir de práticas específicas. Uma delas, por exemplo, é o investimento em criação de conteúdo.
Abaixo, trazemos algumas etapas e conjunto de práticas que colocam o Inbound Marketing no centro das estratégias da empresa e são pilares essenciais para garantir resultados. Dê uma olhada e veja o que elas podem fazer por sua marca.
Jornada de compra e persona
Como já falamos aqui no blog, a persona é o perfil do cliente ideal da marca. Ter isso definido é absolutamente essencial para saber como serão, de qual formato e em que plataformas serão endereçadas as estratégias. Basicamente, se trata de definir com quem se está falando.
A jornada de compra é um item tão essencial quanto, sobre o qual já falamos aqui. A jornada é, basicamente, como este cliente parte de um momento inicial até o consumo de um produto ou serviço. Ela é dividida em quatro etapas que envolvem o planejamento na empresa: aprendizado e descoberta; reconhecimento do problema; consideração da solução e decisão de compra. Vale certamente conhecer mais sobre esta estratégia necessária.
Manter um bom blog
A criação de conteúdo rico e interessante é uma das bases do marketing de atração. A maior parte deste conteúdo, mais bem elaborado e estratégico é feito através de um blog.
Ter um blog traz oportunidades como: demonstrar autoridade sobre a própria área; criar um canal de comunicação vasto; oferecer conteúdo interessante e atraente; espaço para apresentar produtos e serviços de forma mais clara; e, por último mas não menos importante, aumentar a relevância nos mecanismos de busca.
O conteúdo, claro, não pode ser qualquer um. Precisa ser atraente e interessante para garantir a permanência de leituras, o reconhecimento da autoridade e a criação de confiança com o público. Aqui no blog já falamos de mais vantagens de ter um blog que certamente valem a pena conhecer.
Apostar em vídeos para o marketing de atração
Os vídeos têm se mostrado um tipo de formato de conteúdo extremamente atraente. Como já mostramos aqui no blog, o vídeo vai ser o maior responsável por todo o tráfego de internet num futuro bastante próximo, o que reflete o interesse do público.
Segundo a empresa de tecnologia Cisco, já no ano que vem cerca de 80% do tráfego de internet será feito por vídeos, o que mostra a relevância deste formato que hoje é central para a maior parte das redes sociais: Youtube, Instagram, Facebook.
Criar uma boa landing page
Uma landing page é, como o nome sugere, onde o usuário irá “pousar” depois que é puxado por um anúncio de conteúdo. Uma landing page será configurada para conseguir informações sobre o usuário que posteriormente serão utilizadas para entrar em contato e oferecer mais conteúdo a este usuário.
Tal tipo de página, então, não é como uma página comum de site ou blog. Ela é criada especialmente para criar leads, ou seja, clientes potenciais.
Para que funcione, no entanto, uma landing page precisa ter algumas características: títulos simples e diretos; contraste de cores; trazer depoimentos nas páginas; ter um bom call to action; fazer um bom uso do espaço da página.
Confira melhor aqui no blog sobre como é possível aumentar a conversão com uma boa landing page.
Investir no e-mail marketing
Tipo de conteúdo já amplamente conhecido e adotado, ele pode ser utilizado também nas estratégias de Inbound Marketing quanto utilizado em situações específicas.
Os usuários que tiveram informações captadas pelas landing pages podem ser os recebedores de e-mail marketing em situações relevantes, como, por exemplo, no anúncio de novos conteúdos, promoções e serviços. E-mail marketing em qualquer momento não funciona, já que a melhor ideia é disparar este conteúdo quando ele convém mais com o que quer o usuário.
Quer conhecer um pouco mais sobre como funciona o Marketing de Atração? Entre em contato com a Projetual, que aplica estas estratégias constantemente com seus clientes.
Podemos oferecer uma consultoria personalizada para as necessidades da sua marca! Assim, mostramos rápida e facilmente como o Marketing de Atração pode melhorar resultados para sua empresa.
Até a próxima!
Por redação Projetual, com informações de E-Commerce News.