Na era do smartphone, as empresas ainda não aprenderam a se comunicar
Pelo menos três vezes por semana você acompanha aqui no blog da Projetual textos atuais e com conteúdo relevante sobre inúmeros assuntos que fazem parte de uma temática chamada comunicação, certo? Nós te damos dicas sobre e-mail marketing, redes sociais, sites responsivos, Google Adwords e vários outros pontos. No entanto, talvez a sua empresa esteja precisando de um outro tipo de comunicação, e hoje nós falaremos sobre ela.
A forma mais simples de entender o processo comunicativo, seja ele qual for, é demonstrada para os profissionais desta área específica logo no primeiro semestre dos cursos de comunicação social. Sim, estamos falando das teorias da comunicação, mais especificamente de Bakhtin, que mostra a importância do comunicação humana para o entendimento de diferentes processos, apresentando cada um de nós como emissores e também receptores de informações.
Agora você deve estar se perguntando: aonde este texto quer chegar? E nós respondemos: este texto pretende te mostrar que quando uma empresa não se comunica bem internamente, ela terá problemas enormes para se comunicar com os públicos externos.
Recentemente, uma pesquisa feito pelo Love Mondays, site que coleta avaliações anônimas de funcionários de algumas empresas, revelou que, em plena época dos poderosos smartphones e da total conectabilidade, os colaboradores de grandes empresas clamam por mais comunicação.
O site perguntou aos usuários cadastrados quais seriam os possíveis conselhos que eles dariam aos presidentes das empresas em que trabalham caso tivessem oportunidade, e a resposta foi surpreendente. Entre as 10 respostas mais presentes, as três primeiras foram exatamente sobre comunicação interpessoal. São elas:
1 – Reconhecer o trabalho dos funcionários;
2 – Melhorar a comunicação com os funcionários;
3 – Estar mais informado sobre o dia a dia da empresa.
Numa época em que diversas ferramentas facilitam o fluxo das informações, uma lista como essa chega a assustar, vocês não concordam? No entanto, este dado é ótimo para percebermos que a comunicação humana, aquela sem intermédios e feitas nas empresas por meio de reuniões entre os diretores e os colaboradores, ainda é necessária.
Quando você se comunica bem com o seu público via redes sociais, como já mostramos aqui, eles se tornam engajados e ajudam a sua empresa a obter resultados. Acredite, o mesmo acontece com os seus colaboradores. De acordo com um estudo da Hay Group, as empresas que conseguem engajar os seus funcionários podem ter receitas até 4,5 vezes maiores do que as outras. Ou seja, colaboradores motivados, reconhecidos e informados são lucrativos para qualquer instituição.
Não queremos dizer que os jornais internos, os e-mails e as revistas corporativas não funcionam, pelo contrário, funcionam sim. Mas estes materiais precisam vir acompanhados de uma abertura para o diálogo, que somente a conversa presencial é capaz de permitir.
Quer saber mais sobre comunicação e estratégias de endomarketing? Converse conosco, com certeza podemos ajudá-lo.
Fontes: Meio & Mensagem, Hay Group, Love Mondays