Já falamos antes em nosso blog sobre usar redes sociais como o Facebook e Instagram a favor de sua empresa, mas você já pensou em usar o Pinterest? A pesar de não ser uma escolha óbvia, ela pode ter grande influência no marketing digital de sua marca.

Pinterest nada mais é que uma rede social para compartilhamento de fotos. Assemelhando-se a um quadro de inspirações, onde os usuários podem compartilhar e gerenciar imagens temáticas, como de jogos, de hobbies, de roupas, de perfumes, etc.

A rede é usada, principalmente, para gerenciar e classificar fotos, chamadas “pins”, em pastas (também chamadas de pinboards) divididas por assuntos, depois você pode usar essas imagens para suas principais redes, exatamente como uma barra de favoritos visual.

Além disso, dados afirmam 80% dos usuários do Pinterest são do sexo feminino, logo sua importância para negócios que atuem com o universo da moda, por exemplo, é imprescindível.

Precisa de mais motivos para utilizar o Pinterest?

O Pinterest pode ser um ótimo lugar para interagir com seus seguidores, expor produtos e gerar inspirações, sendo utilizado por algumas grandes marcas, como a Farm (no Brasil) e a Nasty Gal (no exterior).

Além disso, um estudo realizado pela Steelhouse indicou que 59% dos usuários do Pinterest compram algo que visualizaram na rede, enquanto no Facebook, o número de compras desce para 33%.

Esse movimento pode se justificar pelo fato dos usuários do Pinterest buscarem por alguma solução específica. Outras redes sociais acabam sendo utilizadas com maior frequência para buscar pelas principais notícias do momento, entre outros tipos de postagem.

Ainda nas comparações com outras redes sociais, o tempo de vida das postagens no Pinterest é maior do que o de outras mídias.

As publicações em canais como Twitter e Facebook duram algumas horas no feed, variando de acordo com o número de interações nelas. Enquanto isso, o conteúdo postado no Pinterest é exibido durante 30 dias, em média.

Veja também: Chatbots – como contratar uma empresa especializada.

Pinterest Analytics

Uma ferramenta legal para marcas e empresas que desejam utilizar o Pinterest é a conta business, com ela voce terá ferramentas que auxiliam na análise da suas ações e definir quais tipos de postagem podem ter maior sucesso com seu público.

Você também pode analisar itens como o desempenho dos Pins, bem como obter dados sobre o tráfego do site e sobre suas redes sociais. Para que seja possível essa análise, basta verificar o seu site e as contas das redes sociais.

Se você ainda quer saber um pouco mais sobre o Pinterest, converse com os nossos profissionais e tire as suas dúvidas, com certeza teremos a estratégia digital perfeita para alavancar os negócios da sua empresa!