O poder da imagem no Marketing Digital

O poder da imagem no Marketing Digital

Para você uma imagem vale mais que mil palavras? Para o Marketing Digital isso é inegável. Um bom planejamento de fotos e imagens é necessário para boa estratégia.

É natural é que uma boa imagem transmita mais profissionalismo e ajude a conquistar clientes. Mesmo que você tenha excelentes produtos e um ótimo atendimento, se não conseguir passar isso aos consumidores, seu negócio não vai atingir todo o seu potencial.

Mas fique tranquilo, é possível produzir imagens originais e de qualidade, dando o brilho que faltava para sua estratégia de Marketing Digital. Confira!

Como saber qual tipo de foto utilizar em cada mídia

Para começar, é importante saber qual o propósito da imagem selecionada e em que meio ela será disponibilizada. Cada mídia digital e público requer um tratamento específico de imagens, vamos apresentar os principais agora:

  • Blog

É normal que em blogs você encontre, logo abaixo do título de cada post, uma imagem ilustrando o tema abordado. Essas fotos, além de ajudarem na percepção do tema, podem ser ótimas para incentivar os usuários a clicarem.

Muitas vezes somente a chamada não é o suficiente para atrair a atenção, é importante que ela venha acompanhada de alguma ilustração. Para esses casos, é preciso selecionar uma imagem que esteja de acordo com o contexto e com boa qualidade.

Em algumas situações, também é aconselhável inseri-las ao longo do texto, para facilitar o entendimento do conteúdo. No entanto, você deve tomar cuidado para não exagerar na dose.

Caso contrário, a página vai ficar bastante poluída, causando distrações desnecessárias.

Veja também: Porque investir em um blog para sua empresa em 2019.

  • Site corporativo

Uma boa dia para sites corporativos são fotos de sua equipe! Quando você mostra os colaboradores e os heads da empresa, passa uma sensação de proximidade e confiança aos visitantes.

Normalmente, vemos alguém com um cargo mais alto de braços cruzados e sorrindo — o que transmite simpatia e autoconfiança. Ficar atrás da mesa de trabalho, de frente para o computador, é outra prática comum na fotografia — passando a sensação de comprometimento.

O ambiente conta muito nessas horas, ele deve estar limpo e agradável. Você pode até colocar umas papeladas em cima da mesa de trabalho para soar mais natural, mas a “bagunça” precisa ser planejada.

Dependendo da área de atuação, vale ainda colocar uma foto sua discursando para um público — pode ser um palco de evento ou até mesmo em uma sala de reunião. Assim, você mostra que é autoridade no assunto.

  • E-commerce

Na hora do e-commerce, uma boa foto pode ser decisiva. Tenha em mente que nas lojas virtuais apenas o produto deve brilhar na imagem, qualquer distração tem de ficar de fora. Logo, aposte na simplicidade, como um fundo totalmente branco ou bastante desfocado.

Em estúdios profissionais é utilizado o famoso fundo infinito, em que não dá para identificar o limite entre o chão e a parede de trás. Porém, se você não pode investir nesse tipo de fotografia e precisa tirar fotos de produtos pequenos e médios, é possível se virar com uma cartolina branca e uma fonte de luz macia.

Lembre-se ainda de mostrar diferentes ângulos do objeto fotografado e todos os seus detalhes.

Veja também: Como funciona a experiência de compra no e-commerce.

  • Redes sociais

Hoje existem diversas redes sociais e cada uma exige um conteúdo diferente. Então, para não nos alongarmos demais no assunto, vamos pegar de exemplo o Facebook e o Instagram que são os mais populares.

Antes de mais nada, é necessário considerar que os usuários, em geral, olham a timeline rapidamente e decidem ainda mais rápido quais conteúdos são dignos de atenção.

Sabendo disso, o que precisamos fazer é causar um bom impacto com a publicação. Se você tem uma hamburgueria, logo, o mais recomendado é que você tire uma belíssima foto do hambúrguer e coloque-o, de preferência, no centro da imagem.

É comum que as artes para social media venham com alguns textos, seja para persuadir, seja para informar o público. Apesar de necessário em muitos casos, tome cuidado para não exagerar e deixar algumas áreas de respiro.

Veja também: Conheça as dimensões ideais de imagens para redes sociais.

Esperamos que nossas dicas tenham sido úteis para você hoje. A Projetual está constantemente trazendo materiais relevantes sobre o mundo do marketing digital. Além do blog, também temos canal no Youtube e fan page com as melhores informações. Confira!