Estratégias de comunicação estão sendo cada vez mais empregadas para fidelizar o cliente e melhorar a experiência de compras online

Monitoramento de cliques, cálculo de taxa de abandono de carrinho de compras online, otimização das conversas, soluções customizadas. São diversos os pontos de contato em um comércio eletrônico. Eles podem ser otimizados de maneira simples, com inovações tecnológicas focadas em interação. Essa otimização é capaz de refletir em oportunidades positivas para a loja, conseguindo a fidelização cada vez maior de clientes e gerando encantamento nos consumidores.

O ano de 2019 está trazendo para o e-commerce uma tomada de consciência em relação à cultura da organização e às inovações em torno dessa área. Omnichannel, RFID, Big Data, QR Code e AI, ou Inteligência Artificial, são recursos que trazem a capacidade de transformar o negócio digital: um espaço em que o consumidor consegue ter uma experiência exclusiva.

Um cliente busca eficiência, atendimento facilitado, qualidade nos serviços e comodidade. Muitas vezes esses atributos combinados podem ser mais atrativos do que um preço mais baixo. Porém, se esse último estiver em conjunto com todos os demais. A oferta é ainda mais tentadora.

Comodidade

Uma maneira muito eficaz de garantir ao cliente experiências diferenciadas e mais cômodas. Para diferentes perfis de consumo é integrar a loja física com a online. O maior exemplo de como isso pode funcionar é o cliente ser capaz de comprar um produto pelo meio online e escolher se quer recebê-lo em casa ou retirar na loja física.

A experiência na versão mobile da loja virtual é outra estratégia indispensável nos dias de hoje. Vale a pena investir em layouts responsivos para melhorar a experiência do usuário ao acessar os produtos. Ou até mesmo criar um aplicativo somente para isso. O objetivo aqui não é substituir o papel do site ou da loja física. Mas sim ajudar os acessos e o crescimento destes. Foca-se na possibilidade de o usuário escolher o meio que mais se adequa às suas preferências de compra.

Melhoria através de dados

Uma das maneiras mais eficazes de saber como o seu e-commerce está se saindo para os consumidores é o gerenciamento dos dados coletados. Isso acontece principalmente por meio do histórico atualizado de compras do consumidor. Isso dá ao administrador os principais perfis de clientes que visitam seu comércio eletrônico.

Com isso, é possível aperfeiçoar os processos internos da loja. É criado um serviço de atendimento único e personalizado que garante uma fidelidade maior ao passar do tempo e uma melhor conversão de vendas. Nisso a inteligência artificial é uma aliada poderosa, pois desempenha um papel de melhoria eficiente em todos os pontos já listados.

Comunicação aberta com o consumidor

O consumidor digital interage cada vez mais com outros consumidores e com a própria empresa. Realizando avaliações dos serviços e produtos adquiridos, além de escrever recomendações e compartilhar experiências com outros usuários. Esse hábito impacta nas vendas e também influencia outros usuários, convertendo perguntas respondidas em conversões em pelo menos 4,84% dos casos.

 

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