Campanha de Endomarketing
Empregar uma nova visão ou manter padrões de qualidade em organizações não é qualquer tarefa administrativa. Trabalhar a cultura em empresas exige determinação, alto grau de disciplina e controle de um planejamento a longo prazo.
Essa, inclusive, é uma das características que separa corporações tradicionais de empresas que não se sustentam no mercado por muito tempo.
De que forma sua empresa trabalha com cultura organizacional? E se nós multiplicássemos o número de funcionários ativos?
Esse desafio também é enfrentado pelo Hospital Marcelino Champagnat, a grande diferença aqui é que há planejamento e aliança a parceiros eficientes para pensar a cultura da organização como um todo.
O hospital e a Projetual se uniram em torno do objetivo de gerenciar os hábitos de um grande time através do planejamento e da aplicação de uma campanha poderosa de Endomarketing.
Temos orgulho de compartilhar parte deste projeto, alguns materiais criados e ações de endomarketing que podem te inspirar. Começamos pelo básico?
Você sabe o que é Endomarketing?
Sabe aqueles brindes de final de ano, churrascos de Dia dos Trabalhadores e coffee breaks que sua empresa promove? Então… Endomarketing não é isso!
Aliás, nós publicamos um texto que fala exclusivamente sobre como aplicar essas estratégias de forma equivocada. Talvez esta leitura complementar ajude a diferenciar uma ação da outra.
Endomarketing é um projeto de longo prazo, focado na mudança ou asserção da cultura que sua empresa considera ser idealmente saudável e produtiva. Entre seus benefícios estão o aumento da produtividade e a diminuição da rotatividade de funcionários.
Aqui você pode conferir mais informações sobre os benefícios dessa estratégia e como fazer Endomarketing.
Grupo Marista e Acreditação JCI
O Hospital Marcelino Champagnat faz parte do Grupo Marista e possui mais de 750 médicos credenciados, 72 consultórios, 116 leitos de internação e área de 28.000 m².
Fundado em 2011 com o compromisso de atender seus pacientes de forma completa e humanizada, oferece em uma mesma estrutura:
– Pronto-atendimento;
– Exames;
– Consultas eletivas; e
– Cirurgias.
Ele é o único do Paraná com a certificação de excelência da Joint Comission International (Comissão Conjunta Internacional, na tradução do inglês). Existem apenas 38 hospitais com esse nível de atendimento em todo o país.
Já a JCI é uma das principais Organizações de Saúde no mundo, gerenciando um dos maiores programas de acreditação hospitalar em nível global. Esse é o tamanho da responsabilidade que o hospital carrega!
Agora, com uma estrutura dessas e tamanho renome, você já imaginou o esforço para manter um ótimo padrão de atendimento e aplicar campanhas institucionais?
A Projetual aceitou o desafio de criar toda a identificação da campanha e os materiais que dariam suporte à ela. Vamos ver o resultado?
Planejamento
São 6 as Metas Internacionais de Qualidade que definem a certificação da JCI:
1 – Identificação correta dos pacientes;
2 – Comunicação efetiva;
3 – Melhorar a segurança dos medicamentos de alta vigilância;
4 – Cirurgia segura;
5 – Redução do risco de infecções associadas aos cuidados da saúde; e
6 – Prevenção de danos decorrentes de quedas.
Para cada meta, houve um planejamento, várias estratégias para alcançar cada objetivo e uma pessoa responsável pela tarefa.
Dentro de cada um dos seis projetos, a empresa precisaria da entrega da comunicação visual padronizada, materiais gráficos impressos (cartazes, folders, murais, etc.) e material digital (cards, publicações, entre outros).
Materiais
Um projeto de médio prazo também exige determinação e constância de uma agência de publicidade com estrutura e experiência para abraçar o trabalho. Durante meses a parceria entre as duas empresas gerou materiais incríveis, como os que você confere a seguir.
Quem Não Comunica, Prejudica
Na metade do projeto, fomos incumbidos de desenvolver o mote que guiaria as peças gráficas que representariam a meta 2: Comunicação Efetiva.
Optamos por uma frase curta, porém impactante, para causar o sentimento de mudança dentro da equipe. O mote da campanha foi adaptado para adesivos de elevadores, cartazes e placas para os postos de trabalho, paredes e bancadas.
Esta tarefa demonstra a bagagem em campanhas de Endomarketing que a Projetual carrega consigo!
Aliás, vamos falar sobre as ações de Endomarketing da sua empresa? Clique aqui.
Dia Mundial da Segurança do Paciente
Este foi um dos dias-chave entre vários da campanha, pois dizia respeito a uma data importante que deveria ser comemorada tanto no meio digital quanto no meio físico. A imagem ilustra um post de Facebook que foi desdobrado para e-mail marketing, cartazes e banners em vários formatos.
Todos Contra a Sepse
Outro trabalho que nos dá bastante orgulho é a campanha contra a sepse, onde desenvolvemos diversos materiais alertando sobre o perigo alinhados com as metas de comunicação efetiva, prevenção e segurança dos pacientes.
Quiz Riscos x Atitudes
Este material é prova da versatilidade que possuímos. Aqui, nossa missão seria desenvolver um quiz para promover a interação do paciente e alinhar as atitudes dele e dos funcionários do hospital com relação à meta 6 do Programa de Qualidade da JCI.
O material foi impresso para ser utilizado em uma placa de metal, e os pacientes deveriam indicar os riscos presentes no cenário com ímãs e as atitudes corretas para evitar acidentes.
O cenário no quarto do hospital foi todo montado dentro da agência e o resultado foi excelente!
Reconhecimento
Bom, ao final de oito meses de muito trabalho, ela finalmente chegou! A medalha que reconheceu o foco e a superação de todos os envolvidos abriu 2020 e dourou a nossa agência.
Além de aplicar o conhecimento dos nossos 16 anos de atuação, a Projetual aprendeu muito, e a campanha de Endomarketing do Hospital Marcelino Champagnat pesará no nosso portfólio daqui para a frente.
Que orgulho demonstrar esse case!
É claro que a medalha de chocolate é representativa, mas significa muito para nós. No final das contas, nosso cliente alcançou seus objetivos, conquistou o certificado de qualidade JCI novamente e manteve o alto padrão no atendimento e nos serviços que presta, além de seguir cuidando com carinho dos seus pacientes e funcionários.
Ah! A medalha também foi projetada por nós, viu? Gostou?
Esse e outros projetos da agência você pode acompanhar no nosso blog ou aqui! Lembre-se de assinar a nossa newsletter para receber conteúdos em primeira mão.