O que a Copa rendeu para as redes sociais da América Latina
19.088.860 de posts: foi isso que a Copa do Mundo rendeu para as redes sociais da América Latina, isso entre os países que de fato disputaram o mundial. Como já mostramos aqui no blog, este gigantesco evento esportivo movimentou muitos esforços das principais marcas do mundo.
Como não é segredo algum que os latinos realmente amam o futebol, as redes sociais da América Latina movimentaram muitas interações e oportunidades durante o mundial. E é isso que mostraremos hoje, com base no estudo da comScore.
A Copa nas redes sociais da América Latina
Facebook, Instagram, Twitter, blogs e fóruns foram utilizados para comentar sobre o mundial. Entre todas as principais redes sociais da América Latina, quem despontou foi o Facebook – o que mostra a força que esta rede ainda possui.
Entre os quase 20 milhões de posts sobre a Copa na América Latina, 52% deles aconteceram no Facebook. As empresas que direcionaram suas estratégias e conteúdos relacionados ao mundial para o Facebook foram certeiras.
37% das interações ficaram na plataforma do Twitter, que também foi o portal escolhido por muitas marcas para realizar suas interações, a exemplo da série #ManOfTheMatch, da Budweiser. O Instagram foi responsável por 11% dos comentários.
Em relação às marcas, as mais citadas nas redes sociais da América Latina foram: Coca-Cola, Adidas, Visa, Vivo e Budweiser respectivamente.
Falamos aqui no blog que, no Brasil, a campeã entre todas essas foi a Budweiser, que abocanhou uma parcela enorme das interações dos usuários através de campanhas criativas e investimentos em diversas frentes.
Abaixo você confere a participação dos patrocinadores oficiais da Copa do Mundo e sua fatia nas interações nas redes sociais da América Latina.
Também pudemos ter uma noção de como cada país torceu em cada um dos jogos realizados. Através da análise da comScore, conseguimos perceber, por exemplo, que o jogo entre Brasil e Bélgica (inesquecível para nós) foi o que mais teve interações entre todas as redes sociais da América Latina durante o evento: 8% do total de menções. No Brasil, a hashtag #BraBel foi a mais citada em todo o evento.
Depois disso, o icônico jogo entre Alemanha e México foi o que mais abocanhou menções: 7% do total. A cerimônia de abertura conseguiu movimentar 5,6% do total de menções sobre o evento e a de encerramento levou 5,5%.
De olho no momento
A Copa do Mundo e tudo o que foi gerado com ela nos mostra que é importante que os profissionais do marketing digital fiquem de olho em tudo o que acontece no mundo e movimenta a atenção das pessoas. Mostramos aqui no blog que o evento esportivo trouxe várias oportunidades para as empresas, especialmente na criação de conteúdo.
Além disso, diversos estudos nos mostram que eventos mundiais atraem a atenção das pessoas a nível mundial. Como exemplo, podemos citar este estudo do Facebook.
Estar de olho no que está acontecendo e atraindo a atenção das pessoas é uma característica essencial para quem cria conteúdo e participa da presença digital das marcas.
Se você quer continuar sabendo o que dá certo e funciona nas estratégias de marketing digital, continue de olho nos canais e materiais da Projetual! Quando precisar de uma consultoria personalizada também conte conosco! 😉
Por redação Projetual.