O que a Copa rendeu para as redes sociais da América Latina

O que a Copa rendeu para as redes sociais da América Latina

19.088.860 de posts: foi isso que a Copa do Mundo rendeu para as redes sociais da América Latina, isso entre os países que de fato disputaram o mundial. Como já mostramos aqui no blog, este gigantesco evento esportivo movimentou muitos esforços das principais marcas do mundo.

Como não é segredo algum que os latinos realmente amam o futebol, as redes sociais da América Latina movimentaram muitas interações e oportunidades durante o mundial. E é isso que mostraremos hoje, com base no estudo da comScore.

A Copa nas redes sociais da América Latina

Facebook, Instagram, Twitter, blogs e fóruns foram utilizados para comentar sobre o mundial. Entre todas as principais redes sociais da América Latina, quem despontou foi o Facebook – o que mostra a força que esta rede ainda possui.

Entre os quase 20 milhões de posts sobre a Copa na América Latina, 52% deles aconteceram no Facebook. As empresas que direcionaram suas estratégias e conteúdos relacionados ao mundial para o Facebook foram certeiras.

37% das interações ficaram na plataforma do Twitter, que também foi o portal escolhido por muitas marcas para realizar suas interações, a exemplo da série #ManOfTheMatch, da Budweiser. O Instagram foi responsável por 11% dos comentários.

Em relação às marcas, as mais citadas nas redes sociais da América Latina foram: Coca-Cola, Adidas, Visa, Vivo e Budweiser respectivamente.

Falamos aqui no blog que, no Brasil, a campeã entre todas essas foi a Budweiser, que abocanhou uma parcela enorme das interações dos usuários através de campanhas criativas e investimentos em diversas frentes.

Abaixo você confere a participação dos patrocinadores oficiais da Copa do Mundo e sua fatia nas interações nas redes sociais da América Latina.

Redes sociais da américa latina - Projetual

Fonte: comScore.

Também pudemos ter uma noção de como cada país torceu em cada um dos jogos realizados. Através da análise da comScore, conseguimos perceber, por exemplo, que o jogo entre Brasil e Bélgica (inesquecível para nós) foi o que mais teve interações entre todas as redes sociais da América Latina durante o evento: 8% do total de menções. No Brasil, a hashtag #BraBel foi a mais citada em todo o evento.

Depois disso, o icônico jogo entre Alemanha e México foi o que mais abocanhou menções: 7% do total. A cerimônia de abertura conseguiu movimentar 5,6% do total de menções sobre o evento e a de encerramento levou 5,5%.

De olho no momento

A Copa do Mundo e tudo o que foi gerado com ela nos mostra que é importante que os profissionais do marketing digital fiquem de olho em tudo o que acontece no mundo e movimenta a atenção das pessoas. Mostramos aqui no blog que o evento esportivo trouxe várias oportunidades para as empresas, especialmente na criação de conteúdo.

Além disso, diversos estudos nos mostram que eventos mundiais atraem a atenção das pessoas a nível mundial. Como exemplo, podemos citar este estudo do Facebook.

Estar de olho no que está acontecendo e atraindo a atenção das pessoas é uma característica essencial para quem cria conteúdo e participa da presença digital das marcas.

Se você quer continuar sabendo o que dá certo e funciona nas estratégias de marketing digital, continue de olho nos canais e materiais da Projetual! Quando precisar de uma consultoria personalizada também conte conosco! 😉


Por redação Projetual.