O seu restaurante está pensando no Instagram? Deveria!
Atualmente, a tag #food, no Instagram, tem cerca de 304 milhões de posts. Para ter uma ideia, é como se um terço dos usuários da rede tivesse um post com a hashtag publicado em seu feed. É muito, não é? Sim, e os restaurantes no Instagram estão se aproveitando disso.
O fato de que todo mundo adora tirar foto de comida e que isso é praticamente um dos pilares das redes sociais, isso não é novidade. Hashtags como #foodporn, #cheeseporn, #dessertporn, todas mostrando diversos tipos de comidas extremamente apetitosas, contam com dezenas de milhões de posts.
Alguns estabelecimentos, especialmente os restaurantes no Instagram, souberam aproveitar o boom das “fotos comestíveis”. Bem observaram que boa apresentação faz um bom prato e também constrói uma imagem bastante atraente do restaurante.
Ambiente de Instagram
Como uma matéria da BBC bem mostrou, atualmente existem restaurantes que preparam totalmente seu ambiente para receber instagrammers influentes. Estes estabelecimentos sabem que boas fotos podem trazer um grande número de clientes.
A cadeira de restaurantes Polpo, do Reino Unido, traz um bom exemplo. Lá, parcerias com empresas de bebidas e a cenografia no estabelecimento é pensada para render as melhores fotos e atrair interessados.
“Sabemos que as pessoas vão segurar seus coquetéis e tirar uma foto com a folhagem de fundo para colocar diretamente nas redes sociais”, diz Frances Cottrell-Duffield, da agência Tonic, responsável pelo marketing e relações públicas do restaurante.
Restaurantes no Instagram têm retorno em clientes
Não só curtidas e seguidores as fotos rendem, mas retorno financeiro direto. Rebecca Milford, editora do site Bar Chick, que mapeia os melhores bares em Londres, traz palavras sábias: “Tenho amigos que vão ao Instagram do restaurante e escolhem o que comer com base no que veem”, ela diz. Ela diz que o retorno é direto para os restaurantes.
Segundo Natalie Seldon, estilista de comida e escritora britânica, os restaurantes no Instagram que sabem o que os olhos dos usuários gostam conseguem se dar melhor e atrair clientes. A estratégia é postar fotos “apetitosas”, que mostrem a comida bem de perto, bem montada, com bastante zoom. Queijo derretendo num prato bem suculento, por exemplo, é algo super famoso.
“Quanto mais zoom, melhor; as pessoas amam ver alimentos grandes na tela. E as camadas são ótimas também, especialmente com hambúrgueres.”, diz Natalie.
Boas fotos dentro do restaurante é o equivalente a uma boa review no TripAdvisor, por exemplo. A diferença é que uma projeção no Instagram é bem mais dinâmica e projetada para um número maiores de pessoas, com possibilidades comerciais.
O professor Charles Spence, psicólogo experimental da Universidade de Oxford, na Inglaterra, diz que experimentar um prato delicioso começa mesmo pela visão. “A aparência da comida e a forma como ela está disposta no prato têm grande impacto porque geram expectativas. Nosso cérebro imagina o gosto, e isso influencia a experiência”, diz ele.
Portanto, se você possui um estabelecimento assim, é uma boa se juntar aos restaurantes no Instagram que sabem a importância de uma boa foto.
Certamente, esta rede social pode ser um grande impulsionador do seu negócio. Vale lembrar, também, que ela conta com ferramentas comerciais bastante interessantes para as mais diversas empresas.
Quer saber como ter um perfil de Instagram bastante engajado com o público? Dê uma olhada neste texto. Se precisar de dicas mais adequadas às necessidades do seu negócio, converse com a Projetual! 😉
Por redação Projetual, com informações de B9.