Transformação digital: minha empresa precisa passar por ela?
Se você está se fazendo essa pergunta, fique feliz! Isso significa que já conhece um pouco sobre transformação digital e está considerando sua importância.
De fato, uma empresa que deseja manter-se no mercado e se destacar dos concorrentes precisa realizar essa transformação. Por isso, no post de hoje, explicaremos o que é e como colocar em prática. Confira!
Transformação da sociedade
Para entender o conceito de transformação digital é necessário compreender porque ela existe. Desde a década de 1990, quando a internet dava os seus primeiros passos, a sociedade viu o nascimento de uma nova forma de interagir, consumir, comprar e comunicar.
Logo as empresas perceberam que, se o público estava na internet, elas também deveriam estar ali. Em 20 anos, a rede migrou de um pop-up estático para os chatbots e inteligência artificial.
Antes, para realizar uma reclamação, o consumidor precisava ligar para o SAC, mandar uma carta ou ir ao Procon procurar os seus direitos; hoje, ele entra na página da empresa, faz uma classificação negativa do produto, escreve um post em seu Facebook e ranqueia a marca negativamente no Reclame Aqui.
Mais do que nunca, a ideia de instantaneidade cerca a sociedade. O hábito de solucionar tudo em minutos e ter todo o tipo de informação ao alcance das mãos transformou a forma como as pessoas lidam com empresas.
Transformação Digital
A transformação digital é a adaptação das estratégias já conhecidas no mundo offline para a prática no mundo online. Sabemos que a internet foi uma das principais aliadas para a globalização, encurtando distâncias e aumentando a cultura digital.
Ao contrário do que algumas pessoas pensam, essa transformação não é apenas uma ideia da moda. Ela é o início de uma nova era e quem não acompanhá-la ficará preso no tempo. A transformação digital traz os seguintes benefícios:
- aumento na produtividade e, consequentemente, nas vendas;
- novas formas de vender produtos e ideias;
- convergência de estratégias;
- proximidade com o cliente.
Crescimento da Transformação Digital
Há 3 fatores principais que impulsionam o crescimento dessa transformação: o Big Data, a Computação em Nuvem e a Inteligência Artificial.
O Big Data é a grande fonte de dados disponíveis na internet. Todas as informações relativas aos usuários ficam na rede e, se usadas em conjunto com a Inteligência artificial, podem trazer resultados interessantes para as empresas. É dessa forma, por exemplo, que a Netflix pesquisa os hábitos dos seus usuários antes de produzir qualquer série. Assim, eles já sabem qual tema trará maior engajamento.
A Computação em Nuvem também é muito importante nesse desenvolvimento, pois ela propicia o armazenamento de muitos dados de forma barata e segura. As empresas podem arquivar suas informações em uma rede integrada e segura.
Transformação da empresa
Agora que você já entendeu o que é a transformação digital e qual a sua importância, o próximo passo é saber como colocá-la em prática. Engana-se quem acredita que criar uma página no Facebook e ter um site na internet é o suficiente.
A transformação digital é a mudança na forma de executar ações, mas, principalmente, na hora de pensar estratégias. A internet é uma ferramenta disponível para todas as empresas, destaca-se quem souber usá-la da melhor maneira.
A mudança deve começar pela parte estrutural dos processos de uma empresa. Não adianta concentrá-la na área de T.I. e marketing se a parte da administração e atendimento ao público ainda é obsoleta.
Pense em formas de otimizar processos, uma vez que já existem plataformas de gerenciamento de conteúdo, equipes e negócios que facilitam a integração entre cliente e empresa. Deve-se ter em mente que a transformação digital é algo constante e mutável. Por isso, é necessário sempre estar de olho nas tendências tecnológicas.
Sua empresa já faz parte dessa transformação? Compartilhe o post nas redes sociais e mostre que você está antenado!