Será que o WhatsApp Business será o novo canal de SAC das empresas? Ainda não sabemos, mas é possível. Recentemente, o gigante aplicativo de comunicação liberou sua versão empresarial para ser usado pelas grandes companhias. Isso certamente trará mudanças no relacionamento entre empresas e clientes.

O WhatsApp Business para pequenas e médias empresas já está disponível no Brasil desde janeiro. Aqui no blog você pode conferir um artigo detalhado sobre todas as funções que este aplicativo oferece.

WhatsApp Business agora para grandes empresas

A novidade agora é que o app pode ser usado por grandes empresas brasileiras, que não vão mais precisar usar um canal de SAC via telefone para entrar em contato rapidamente com seus clientes. Agora, o WhatsApp é que poderá dar contar do recado, literalmente.

Todas as funções que o WhatsApp Business convencional possui poderão ser aproveitadas pelas grandes empresas. Além disso, existem duas novidades separadas em diferentes funções. Uma delas está num mecanismo de gestão que promete facilitar a resposta em até 24 horas – algo muito útil para empresas que recebem um grande número de mensagens.

Outra funcionalidade para a versão de grandes empresas é a possibilidade de enviar mensagens programadas específicas sobre produtos, serviços, prazos, entregas. No caso deste tipo de comunicação, o aplicativo cobra uma taxa das empresas que aderirem. Segundo o site Terra, a taxa é cobrada para evitar o envio constante de spam.

No entanto, a maior vantagem do WhatsApp Business continua sendo a possibilidade de estabelecer contato com clientes em tempo real, sem exigir que os mesmos passem minutos no telefone com atendentes de SAC.

Além disso, vale citar uma possibilidade recente do WhatsApp Business que vale para todas as modalidades do aplicativo: a integração com sites e Facebook. Desde algum tempo atrás, é possível que um usuário clique em um botão específico em um site ou anúncio no Facebook e seja encaminhado diretamente para uma conversa com a empresa que utiliza o WhatsApp Business.

Vale lembrar que os usuários que queiram conversar com algum perfil Business no WhatsApp não precisam baixar um aplicativo diferente, basta continuar usando o convencional.

Aplicativo facilita a vida das empresas

Utilizar o WhatsApp para conversar com clientes é algo que muitas empresas já fazem. Como já falamos aqui no blog, o aplicativo de mensagens está instalado em cerca de 96% dos smartphones utilizados no Brasil, e mais de 50% dessas pessoas já estão acostumadas a utilizar o app para se comunicar com empresas.

Portanto, utilizar o WhatsApp Business é uma forma fácil, prática e funcional de estar onde os usuários e clientes estão. Ter esse tipo de postura, de facilitar a comunicação com os consumidores, certamente amplia a imagem positiva de uma empresa.

 

Gostou da novidade? Continue acompanhando os canais da Projetual para ficar por dentro de tudo que acontece no mundo do marketing digital. Além do blog, também temos canal no Youtube e Instagram. Até a próxima!


Por redação Projetual.