3 passos para criar um Calendário Editorial de sucesso
Criar um calendário editorial garante muito mais organização e qualidade nas suas postagens. Perceba como criar os seus a seguir!
Você sabe como estruturar e organizar certinho todas as informações da sua empresa para criar um calendário editorial? Trata-se de um trabalho e tanto que precisa de muito planejamento e pensamento estratégico para ser bem feito.
Faz parte disso tudo adicionar no material as datas de cada publicação, o conteúdo em si e delegar tarefas para outros responsáveis (designers, por exemplo).
Mas, não apenas para redes sociais, você pode utilizar da estratégia do calendário editorial para o seu blog e em todas as outras plataformas que precisem de conteúdo publicitário.
Agora, vamos conversar um pouco sobre cada ponto-chave para um calendário editorial de sucesso e os benefícios de se adotar essa estratégia? Confira com a gente nas próximas linhas!
Construindo um calendário editorial
Passo #1 – Escolha a suas armas
O primeiro grande passo para o sucesso do seu calendário editorial é escolher qual ferramenta você estruturará as suas ideias. Pense em como você irá pôr em prática antes de começar.
É muito comum as pessoas utilizarem as planilhas do Excel ou o próprio Google Docs. Contudo, você é livre para escolher qualquer outra ferramenta que melhor se adapte às suas preferências.
Um ponto interessante de se considerar quanto ao uso do Google Drive é a possibilidade de compartilhar seus arquivos em nuvem com outras pessoas. Isto é, trata-se de uma forma de facilitar o trabalho e organizar os processos com a equipe – muitas vezes até junto com o cliente.
Passo #2 – Pense estrategicamente
Agora chegou a hora de pensar. Como você irá colocar a mão na massa? Perceba quais os canais de comunicação são os mais vantajosos para a sua empresa e comece a planejar suas ações.
Uma dica que podemos dar para você é: se você irá trabalhar com blogs e também com redes sociais, separe estes dois serviços e crie dois calendários diferentes para cada ação.
Isso vale para todas as outras ações que sua empresa pode adotar. O importante é deixar tudo bem organizado.
Passo #3 – Qual a hora certa de atacar?
Este ponto é seriamente importante para ser analisado ao construir o seu calendário. Para ele funcionar como deve, é imprescindível saber qual a quantidade de posts que deverão ser produzidos.
Quantos posts por semana terão as suas redes sociais? Quantos blogposts por mês você irá publicar?
Ou seja, a frequência das postagens é um dos pontos principais da composição desta estratégia. Quando falamos de blogs, inclusive, é uma prática que, quando bem pensada, ajuda no ranqueamento do Google.
Mas, o que precisa conter em seu calendário editorial? Veja esse check-list que criamos para você a seguir:
- Datas de cada postagem;
- Palavras-chaves;
- Canais veiculados;
- Horários das postagens;
- Formatos, etc.
Uma coisa que não podemos deixar de falar é que também não adianta postar qualquer coisa a toda hora. Lembre-se que a qualidade das suas publicações reflete muito na qualidade dos seus produtos e consequentemente na decisão de compra do cliente.
É por essa razão que é importante planejar com antecedência. E a melhor forma é criar um calendário editorial que te ajude a organizar as suas publicações e que, assim, elas sejam um sucesso na internet. É isso que todos queremos, não é mesmo?
Agora, para que seus posts nas redes sociais e em seus blogs sejam devidamente pensados e planejados da melhor maneira possível, conte com a nossa equipe especializada em marketing digital! Entre em contato agora mesmo, clicando aqui!