Boas práticas no Instagram que você precisa ficar atento

Boas práticas no Instagram que você precisa ficar atento

Ter boas práticas no Instagram é essencial para que o seu negócio gere leads qualificados. Quando as regras desta rede social não são respeitadas, sua conta entregará seu conteúdo para menos usuários e você pode inclusive ser banido da rede. Quer saber mais sobre o tema? Continue lendo este artigo. 

Punições do Instagram 

Shadowban, de forma simples e resumida, é um tipo de punição, com duração imprecisa, que  limita o engajamento e o alcance do usuário em suas publicações (tanto do feed quanto do story) e, em alguns casos, impede que o usuário até mesmo comente ou dê likes em outros perfis. 

Infelizmente, as causas desse tipo de punição ainda não foram divulgadas pela plataforma, mas geralmente elas ocorrem devido ao mau uso da rede social, como: compra de seguidores⁣, uso de ferramentas de auto follow⁣ ou pelo uso indevido de hashtags. 

O Instagram limita o uso máximo de 30 hashtags por publicação e elas devem ser coerentes com o tipo de conteúdo publicado. Quando essa regra não é respeitada, obviamente, sua publicação será entregue para menos usuários, por isso, é extremamente essencial entregar conteúdos assertivos com o que o usuário busca. 

Outra punição grave gerada pelo uso indevido de hashtags se dá quando o usuário repete a mesma hashtag em diversas publicações do perfil. Lembre-se: se você só usar as mesmas hashtags, o Instagram vai entender que você está entregando um conteúdo genérico aos seus seguidores. 

Leia também:Tudo o que você precisa saber para produzir conteúdo para o Pinterest. 

Boas práticas no Instagram   

No Instagram, seu foco não pode ser ganhar seguidores, mas sim atrair novos clientes. Segundo a rede social, uma das muitas boas práticas no Instagram é misturar conteúdos para que a marca possa se destacar.  

A marca precisa participar de conversas e também ficar atenta aos assuntos mais comentados na plataforma. Isso, claro, sem esquecer de manter presente o conceito próprio. A autenticidade é, sem dúvidas, a alma do negócio. 

Lembre-se: a linguagem da plataforma aumenta a possibilidade de atingir novos públicos. A marca precisa ter uma mensagem definida e um ponto de vista claro, mantendo um foco singular, consistente e frequente, por isso, na hora de elaborar seu cronograma de publicações traga conteúdos em diferentes formatos, são muitas as possibilidades da rede social, você pode optar por reels, IGTVs, fotos, vídeos, stories, carrosséis etc. 

Quer que o seu negócio se destaque? Deixe suas redes sociais nas mãos de uma agência que realmente entende de produção de conteúdo. Na Projetual, nós temos um time de redatores, designers e analistas em nossa equipe de Social Media para fazer o seu negócio se destacar.

Fonte – imagem: Maquete psd criado por syifa5610 – br.freepik.com