Como utilizar o marketing estratégico de maneira eficaz?
Existem diferentes perfis de profissionais e empresas no mercado atual. A maneira como as tarefas são conduzidas e como as pessoas agem em suas carreiras pode ser vista como estratégica, tática ou operacional, interferindo em seu futuro e no da empresa em que trabalham.
Muitas empresas sentem dificuldade em praticar uma metodologia estratégica em seu dia a dia. Em setores como o marketing, por exemplo, esse tipo de mentalidade é fundamental para se obter sucesso de maneira planejada e pragmática.
No artigo de hoje, vamos explicar o que é ser estratégico e como utilizar o marketing estratégico corretamente na sua empresa. Continue a leitura e descubra!
O que é ser estratégico?
De modo geral, ser estratégico demanda tomar uma série de ações que resultem em uma visão planejada e ampla do todo. O profissional estratégico, quando pensa em termos de planejamento, sempre alça objetivos de longo prazo, anos à frente. Com uma visão crítica do mercado, consegue avaliar as ações da concorrência, antecipar as possíveis tendências do futuro e enxergar as possibilidades futuras.
Por outro lado, profissionais e empresas, quando puramente operacionais, tendem a executar tarefas com agilidade e efetivo, mas sem visualizar as consequências dessas ações para o objetivo maior da empresa. Ou seja, são ótimos para colocar o planejamento em prática, mas não para planejar as estratégias que serão executadas.
O que é marketing estratégico?
De maneira análoga, o marketing estratégico precisa funcionar com um planejamento bem elaborado, voltado para os objetivos futuros da empresa. Com a visão a longo prazo, é possível criar e desenvolver ações para satisfazer os atuais clientes e conquistar novos públicos, ao mesmo tempo em que a produtividade aumenta.
Com um bom planejamento, o marketing estratégico determina os tipos de recurso – bem como as quantidades – que deverão ser alocados para que esses objetivos sejam alcançados. É por meio dele que são definidos os canais de comunicação que serão utilizados, a sazonalidade dessas ações e, principalmente, quais os prazos e as metas que deverão ser alcançados e cumpridos.
Já o marketing com um viés operacional funciona sem levar em consideração as metas estabelecidas previamente, fazendo com que a empresa acabe gastando muito mais recursos sem a real necessidade. Isso pode ser um perigo, pois quase nunca um negócio se dá ao luxo de gastar tempo e dinheiro em ações que não têm um objetivo bem estabelecido.
Por que contratar uma agência especializada?
Muitas vezes, é difícil enxergar todo o quadro com uma visão externa. Essa dificuldade acaba mascarando certos problemas que podem acontecer e, por isso, contar com o auxílio de uma empresa de consultoria estratégica de marketing faz toda a diferença.
Se o seu negócio está parado e você não sabe para onde e nem como crescer, contar com um especialista pode trazer uma nova visão sobre as estratégias de marketing que precisam ser adotadas. Planos de marketing digital, por exemplo, são praticamente uma obrigação para qualquer empresa nos dias de hoje. Mas nem sempre essas sabem como aplicá-los corretamente.
Em outros cenários, é possível que sua empresa não disponha de recursos para ter um setor exclusivo de marketing e, muito menos, um plano de marketing elaborado corretamente. Nesse sentido, uma agência especializada e com experiência, pode auxiliá-lo a enxergar as tendências do mercado, traçando um planejamento especial voltado para seu negócio.
Isso sem contar a necessidade de basear todo o planejamento e as ações em dados e números concretos. Uma agência cuida não apenas da criação desse plano e das ações a serem executadas, mas também ajuda na análise dos resultados, monitorados constantemente para um melhor aproveitamento.
Quais os benefícios do marketing estratégico?
Sem dúvidas, contar com um bom planejamento estratégico nas ações de marketing só pode trazer grandes benefícios. Quando isso é feito com o auxílio de uma agência especializada, os resultados são potencializados. Mas quais, exatamente, são esses benefícios?
Compreensão do mercado
Empresas de sucesso entendem o mercado no qual estão inseridas como poucos. Compreender as necessidades, as tendências e os pontos fortes e fracos é fundamental para investir corretamente e alcançar os objetivos e metas estabelecidos previamente.
Linguagem correta
Uma boa comunicação é a chave para qualquer marketing bem realizado. É preciso saber como se comunicar com o público, levando em consideração os canais utilizados por ele, os assuntos a serem abordados e, também, a linguagem mais adequada para realizar essa comunicação.
Precificação precisa
Muitas empresas sentem dificuldade em precificar corretamente seu produto, seja de acordo com os custos e margens de lucro envolvidos, seja de acordo com os preços praticados pela concorrência e o restante do mercado. Dentro desse espaço competitivo, é fundamental entender os hábitos de consumo do público-alvo, planejando exatamente qual nicho atingir.
Inteligência competitiva
Não adianta querer competir com todas as empresas do seu mercado. É preciso entender que, mesmo dentro de um segmento do mercado, existem diferentes nichos competitivos. Saber escolher suas batalhas e ter a inteligência para competir com perfis de negócios próximos do seu faz com que os investimentos em marketing sejam melhor direcionados e, consequentemente, aproveitados.
Otimização do tempo
Já diria o ditado: “tempo é dinheiro”. Quando o planejamento de marketing estratégico é bem feito, os recursos são melhor alocados e ninguém perde tempo com ações sem um objetivo final. Pensando em termos de recursos, o tempo é tão importante quanto qualquer disponibilidade financeira.
Todos esses benefícios (e muitos outros) acontecem quando o marketing estratégico é colocado em prática. Mas, ele jamais pode ser simplificado. Um planejamento precisa balancear todas as variáveis envolvidas no processo, compreender as possibilidades e limitações do negócio e, principalmente, definir metas e objetivos claros e que sejam possíveis de serem alcançados.
Contar com uma agência especializada ajuda não somente a colocar tudo isso em prática, mas também fazer com que todas as ações de marketing sejam mais estratégicas e menos puramente operacionais.
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