Mesmo com o crescimento do varejo de moda online, ainda é comum ouvir entre os consumidores reclamações como: “Comprei uma blusa e ela não me serviu”. As medidas disponibilizadas pelas lojas virtuais muitas vezes não são o suficiente para garantir uma boa compra.

O provador virtual, iniciativa de Marcelo Bastos e Janderson Araújo, uma startup do início de 2016, pode ser a solução dos problemas dos e-commerce de moda. A idéia foi uma experiência personalizada, onde o cliente pode inserir suas medidas para encontrar o tamanho ideal, e como o próprio nome já diz, experimentar virtualmente uma peça.

A startup atende a lojas virtuais de todos os tamanhos e cobra uma mensalidade, que varia de acordo com a quantidade de acessos. Hoje, o negócio tem 170 clientes no Brasil e já está expandido o negócio para outros países.

Quais as vantagens do provador virtual?

O recurso é capaz de impulsionar a conversão da sua loja, mas não para por aí. As vantagens de manter um provador virtual em um e-commerce de moda são muitas.

  • Reduz o número de trocas

A partir do provador virtual, o cliente poderá configurar seu tamanho ideal, colocando os dados que já conhece sobre ele mesmo como peso, idade e também a altura no site, ficando mais fácil acertar o tamanho da peça.

Para os e-commerces de moda, essa clareza na hora da compra é garantia de menor índice de troca, o que também reduz custos de logística reversa.

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  • Gera confiança na empresa

Um grande fator de decisão na hora de comprar uma roupa é o caimento da peça no corpo. Saber o máximo possível sobre o tamanho da peça poderá gerar no cliente a confiança que faltava para finalizar a compra.

  • Melhora a experiência

As lojas virtuais de moda já tem muito de sua experiência de compra reduzida, não é possível sentir o tecido, ver a peça no próprio corpo. Com o provador virtual, essa experiência pode se aproximar um pouco mais do mundo real,

Quando o cliente está mais confiante da compra que fez, a satisfação ao receber o produto é maior, evitando-se uma possível decepção. Isso também garante que o cliente terá uma percepção positiva com relação à experiência de compra na sua loja.

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  • Aumenta as conversões

A maior de todas as vantagens obviamente é o aumento das conversões. Afinal, clientes mais confiantes e satisfeitos compram mais.

Ao investir no provado virtual você pode ter suas vendas aumentadas. Principalmente porque a ferramenta elimina uma das grandes objeções do cliente que compra roupa online: a impossibilidade de provar a peça.

Além do aumento no número de pedidos, o provador virtual é capaz de diminuir custos, a exemplo da redução de trocas. Isso garante que o seu lucro será ainda maior, pois não precisará utilizar parte do faturamento para custear os gastos com logística reversa e outras situações que originam da insatisfação do cliente.

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Com informações de ecommercebrasil.