Conheça três novas tendências do Design de Serviços
Design de serviços é uma área de atuação que além de repensar e reinventar serviços, é capaz de acessar e modificar interações humanas.
Ter uma resposta positiva de seus consumidores, para muitos é resultado de um rigoroso trabalho de experiência de usuário. Mesmo assim, algumas empresas ainda pecam se voltando mais ao produto do que o serviço ao cliente.
Por esse motivo, quando falamos de Design de Serviços, estamos falando da habilidade de propor novos comportamentos, compondo uma série de ideias que moverão a transformação de uma marca ou empresa.
Pensando nisso, confira algumas tendências consideradas pela Service Design Show como relevantes relevantes atualmente, exatamente porque colocam como foco principal a essência e o papel do design no mundo.
1. Serviços que utilizam I.A. (inteligência artificial)
Os chamados sci-fi ou superhumanos, são serviços que utilizam a inteligência artificial para facilitar ou mudar completamente a vida dos usuários.
Mesmo parecendo como uma realidade distante e extremante cara, essa tecnologia está mais próxima do que você pensa, e vem sendo incorporada rapidamente. Empresas já estão digitalizando diversos pontos de contato.
Muitos call centers já foram ou serão em breve substituídos por um serviço de inteligência artificial. Afinal, são mais baratos, consistentes e conseguem prover um serviço de melhor qualidade.
Veja também: Conheça as novidades da Inteligência Artificial para marketplaces.
2. Imersão do Design de Serviços
A experiência do usuário chegou para ficar. Não basta apenas criar uma área de inovação ou delegar para uma equipe a responsabilidade de agradar o cliente. Para obter resultados verdadeiramente inovadores é necessário trabalhar o processo de design em toda sua organização.
Toda empresa, mesmo sem saber, prática design de serviços, algumas vezes de maneira mal feita. Dentro de um bom design de serviços deve existir uma consciência e apropriação, por parte de todos os colabores, de que o centro do processo de decisão é o usuário.
Uma dica de como iniciar esse processo na sua empresa é ajudar seus colaboradores pouco a pouco a terem uma mentalidade de Design de Serviços, a partir do uso das ferramentas como blueprints e mapa de stakeholders. Ao mesmo tempo, é preciso mostrar o valor de aplicar o design de serviços e, principalmente, como as pessoas e a organização podem se beneficiar diretamente dele.
Veja também: O que é Design Thinking e como ele pode ajudar empresas.
3. Agregar valor para o cliente
Possuir uma visão estratégica é fundamental para gerar valor de forma mais abrangente e potente para seu cliente. A partir dessa visão que a organização consegue de fato obter vantagem competitiva e se destacar no mercado.
Portanto, a a partir de um processo estratégico, suas dúvidas se tornaram certezas, avisão da empresa será clara e motivadora. É preciso criar uma cultura baseada em um propósito legítimo.
Do ponto de vista prático, uma ferramenta proveniente design de serviços que oferece uma excelente clareza mental é a construção da jornada do cliente. Ao mapear todos os pontos de contato e as relações de troca que se estabelecem, torna-se mais evidente onde a companhia consegue (ou não) entregar valor ao cliente e aos demais atores do sistema.
Quer entender um pouco mais sobre Design de Serviços e como isso pode ajudar sua empresa? Entre em contato com a Projetual, estamos sempre prontos para auxiliar você e levar seu negócio para um próximo nível!