Nos últimos anos os marketplaces ganharam um grande destaque, gerando plataformas que intermediam negócios e garantem a confiabilidade das relações. Mas você já pensou como a Inteligência Artificial (I.A.) pode ser aplicada nos marketplaces e quais portas essa tecnologia pode abrir, tanto para consumidores quanto vendedores?

Inteligência artificial, resumidamente, é um ramo da ciência da computação que estuda o comportamento inteligente. Eles se buscam elaborar dispositivos que simulem a capacidade humana de raciocinar, perceber, tomar decisões e resolver problemas, enfim, a capacidade de ser inteligente.

Como os marketplaces são influenciados pela IA

A IA pode ser usada em qualquer ambiente que possua uma interação digital conectada à softwares. No caso dos marketplaces, que nada mais são que tecnologias que conectam o vendedor ao consumidor, não seria diferente.

Com a ajuda de softwares de IA os marketplaces estão se tornando mais eficientes e personalizados. Ao avaliar as características de cada usuário o software ajuda os vendedores a se conectarem com mais rapidez aos compradores em potencial.

Um exemplo muito relevante, e acessível ao público em geral, é o Facebook Marketplace. Recentemente a rede social adicionou sugestões de faixa de preço e características de auto-categorização para facilitar a venda, além de testar recursos da câmera que usariam IA para fazer recomendações de produtos.

O que a IA pode fazer pelo vendedor e consumidor

Com a IA é possível realizar um reconhecimento dos padrões de busca e compra do consumidor, ajudar o vendedor a entender suas preferências e mostrar produtos que estejam próximos das buscas dos usuários. Com essas informações o vendedor tem mais facilidade para atingir o seu público-alvo.

As pesquisas por voz já estão começando a fazer parte do nosso dia a dia, mas você sabia que elas são produzidas através de IA? Outra contribuição já popularizada é a tradução de descrições e conteúdos de maneira automática, facilitando o acesso ao produto para diferentes países.

Por fim, os famosos assistentes virtuais, ou chatbots, que já estão presentes em vários sites, e em pouco tempo estarão também entre as ferramentas de marketplaces. A partir deles você pode conseguir descrições de produtos, realizar pesquisas ou, simplesmente, pedir algum suporte.

Quais benefícios essas aplicações trazem

A partir da automatização de tarefas repetitivas, uma das principais funções da IA, você consegue desenvolver, com uma atmosfera de confiança, todos os processos envolvidos na gestão do relacionamento entre vendedores e compradores.

Além disso, com o auxilio da IA é possível reduzir os custos para todas as partes envolvidas em um marketplace. A plataforma facilita o acesso e alcance dos produtos, dessa forma o cliente perde menos tempo buscando soluções, e pode realizar as compras de maneira mais rápida.

Todos essas ferramentas, acessíveis através de softwares de IA, além de melhorarem a experiência dos usuários, incentivam investidores e criam uma plataforma ágil e eficiente. Dessa forma, os marketplaces que implantarem tecnologias de IA podem contar com um crescimento de seus compradores e vendedores.

Confira também a nova regulamentação de pagamentos para marketplaces. Continue acompanhando nossos canais para ficar por dentro de tudo. Além do blog, também temos canal no YoutubeInstagram.

Por redação Projetual, com informações de ecommercenews.