Cross-selling e upselling, você conhece essas estratégias?
Você pode até não saber o que são essas palavras, mas o cross-selling e o upselling já fazem parte do seu dia-a-dia. Isso porque essas estratégias, além de muito usadas pelas empresas e marcas, são aplicadas de maneira natural, muitas vezes melhorando sua experiência de compra.
Essas duas estratégias são formas de aumentar os rendimentos da sua empresa focando nos clientes que você já conquistou. A grande vantagem disso é que você gasta muito menos para fechar o negócio. Agora, vamos aprender o que estes termos realmente significam? Confira!
O que é cross-selling
Cross-selling é uma estratégia para vender produtos relacionados ou complementares à compra inicial de seu cliente.
É muito comum que lojas virtuais utilizem essa tática ao oferecer produtos acompanhados de mensagem como “você também vai gostar de” ou “pessoas que compraram esse produto também levaram” Outro exemplo clássico é quando o atendente do Burguer King pergunta: “Você gostaria de acrescentar batatas-fritas por apenas X?”
A melhor estratégia de venda cross-selling é oferecer produtos que possam ser realmente vantajosos aos seus clientes, melhorando a satisfação em relação à compra e aumentando o lucro da empresa.
Veja também: Como melhorar o relacionamento com seus clientes no e-commerce.
O que é upselling
Já o Upselling é a técnica de estimular o seu consumidor à gastar mais dinheiro, oferecendo um produto de melhor qualidade e recursos que a versão que ele pretendia adquirir.
Muitas vezes a loja mostra opções que não necessariamente sejam muito mais caras, mas sim semelhantes ao produto principal. Por exemplo, se a empresa está vendendo uma televisão utilizando estratégias de upselling vai oferecer a mesma televisão, mas também mostrará junto outros modelos mais finos e maiores, com recursos melhores como por exemplo, uma smart tv.
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Como colocá-los em prática?
Agora que você já sabe o que significa os dois termos, o primeiro passo para colocar em prática é estruturar as ofertas de valor. A intenção é garantir que a compra de uma versão mais completa do seu produto ou de produtos complementares seja um benefício claro para seus clientes.
Como seu cliente já tomou a decisão principal, a de comprar, incentivar uma compra é muito mais fácil. Além disso, essas estratégias são consideradas ações de baixo custo, que não geram grandes impactos financeiros às empresas, por isso são tão populares.
No caso de up sell, procure analisar as versões de seus produtos, mais importante que oferecer alternativas ao cliente é mostrar o valor dessas aquisições.
Com cross sell, você pode começar montando pequenos pacotes. Como os fast-foods fazem com os combos de lanches, eles ficam mais baratos do que a compra dos produtos que o compõem de forma isolada.
Um fator importante: tanto o cross-selling quanto o upselling não ocorrem somente no momento da venda. Se você vende máquinas para a indústria, por exemplo, você pode fazer uma oferta de manutenção após X meses da aquisição do produto pelo cliente. Ou se você é uma agência de marketing, à medida que o cliente ganha confiança em seus serviços, pode buscar levá-lo a um plano de atendimento mais próximo e dedicado, disponibilizando seus colaboradores mais talentosos para trabalhar com ele.
E aí, curtiu as informações deste post sobre cross selling e upselling? Quer saber um pouco mais sobre essas estratégias? Então aproveite que está aqui no nosso blog e entre em contato conosco. Estamos sempre prontos para te ajudar!