Já precisamos nos preparar para a Geração Z

Já precisamos nos preparar para a Geração Z

Conversar sobre hábitos e presença das gerações de pessoas é algo absolutamente essencial dentro do marketing digital. Os millennials, geração que em pouco tempo será a de maior expressão econômica, agem e consomem de forma diferente das gerações anteriores, como nós já mostramos aqui.

Em pouco tempo, estaremos falando bastante também sobre a Geração Z, aquela nascida logo após a virada do milênio. Pois é, pode parecer até cedo demais, mas segundo um estudo da empresa de tecnologia Bloomberg, esta geração será a mais populosa no mundo já a partir de 2019.

Com dados da ONU, a Bloomberg afirmou que os nascidos a partir de 2001 já estarão tomando a maior parte do mundo a partir do ano que vem. No entanto, em muitos países, como Estados Unidos, Alemanha, Japão e China, os millennials ainda serão a maioria.

As estimativas apontam que a população mundial será de aproximadamente 7,7 bilhões de pessoas até o fim do ano que vem. Dessas, 32% farão parte da geração Z, enquanto 31,5% serão millennials.

E por que é importante saber disso? Encontramos a resposta em um relatório da empresa de consultoria Nielsen Media: “Cada geração vem com um conjunto único de comportamentos e apresenta um conjunto de desafios para aqueles que querem chegar até eles”. Simples, não é?

Millennials versus Geração Z

Já falamos aqui no blog sobre as diferenças no hábito de consumo entre as duas gerações. Vale relembrarmos alguns pontos, já que é comum pensar que elas são iguais.

A Geração Z está certamente mais ligada na internet e na tecnologia do que os millennials. Os mais jovens conseguem ficar conectados por mais tempo e em múltiplas telas, algo que também os torna mais suscetíveis ao marketing de influência.

Os millennials já gostam de produtos autênticos, originais. No entanto, a geração Z já se mostrou interessada em conhecer mais afundo o que consome, se conectando mais com as marcas e suas posturas e bandeiras.

Marcie Merriman, diretora executiva da empresa de serviços profissionais Ernst & Young disse que “O fator chave que diferencia esses grupos, além da idade, é um elemento de autoconsciência versus egocentrismo”.

É preciso lembrar que os indivíduos da geração Z já nasceram num ambiente conectado, em que internet e tecnologia já se mostravam partes necessárias da vida cotidiana. Atualmente, seu dia a dia é tomado pelas redes sociais e a reprodução da própria imagem para o mundo de forma fácil e conveniente. Isso certamente cria um grande diferencial na hora de se relacionar com o comércio.

Vale lembrar que, apesar de mais numerosa nos próximos anos, os millennials é que serão a maior força produtiva nos próximos anos, como já mostrou um relatório do Facebook. Isso quer dizer que eles é que serão os com maior poder de consumo e com influência entre as marcas.

Portanto, tudo o que falamos aqui aponta para uma direção: precisamos considerar acima de tudo os millennials, mas a geração Z também já merece atenção.

O marketing digital é assim: informações sobre comportamentos, presenças, estratégias e influências. Continue ligado nos canais da Projetual para ficar por dentro das últimas notícias e de dicas valiosas sobre este mundo complexo.

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Por redação Projetual, com informações de Galileu.