O que fizeram as marcas mais lembradas durante a pandemia?

O que fizeram as marcas mais lembradas durante a pandemia?

Comunicação sincera e engajamento real com o que preocupa as pessoas deixou de ser apenas um bordão de “boas práticas” para atrair consumidores. Atualmente, são pilares para as marcas mais lembradas em tempos atuais.

Foi o que descobriu o estudo Marcas Transformadoras conduzido pela HSR Specialist Researchers. Durante o 1ºsemestre de 2020, foram 18 mil entrevistas realizadas num período de dois meses com consumidores das classes A, B e C para entender a percepção desse público sobre as principais marcas do mercado brasileiro durante a pandemia.

 

Marcas mais lembradas são mais engajadas

A análise aplicada pela HSR levou em consideração o chamado “índice de transformação”, um método exclusivo do estudo que buscou medir a relevância das marcas mais lembradas perante o público, a força de suas imagens e seu poder de voz.

Dentro desse “índice de transformação” foram coletadas informações dos entrevistados sobre diversas ações das empresas. Alguns critérios, por exemplo, consideraram o envolvimento com ações sociais. Valorização e segurança dos funcionários, soluções inovadoras e comunicação sincera também foram alguns critérios.

A sócia-diretora da HSR Valéria Rodrigues comenta que o estudo aponta para um novo tipo de consumidor preocupado em como as marcas estão se colocando perante os problemas do mundo atual. Entender esse consumidor é uma lição necessária para as empresas, que afeta desde quadro de colaboradores até sua comunicação com o público. Segundo Valéria:

“A valorização do indivíduo, foco atual das empresas, não será suficiente para as marcas se manterem relevantes e admiradas. Essa equação passa a ter outras demandas, como postura voltada à sociedade, sustentabilidade econômica e visão de longo prazo, entre outros aspectos”    

 

Quais ações fizeram a diferença

Magazine Luiza, Netflix, iFood, Natura, Ambev, O Boticário, Nestlé, Lojas Americanas, Mercado Livre e Samsung foram respectivamente as marcas mais lembradas por suas ações. As duas primeiras dispararam no chamado “índice de transformação”, e suas ações justificam isso.

“Percebemos que a Magazine Luiza, logo no começo da pandemia, passou a ter ações que se preocupavam com todo o ecossistema, com consumidor, funcionários, comunidade.” disse Valéria Rodrigues da HSR.

Uma ação que teve muito apelo no período foi o Parceiro Magalu, em que a empresa abriu seu marketplace para pequenos comerciantes e autônomos fazerem suas vendas, garantindo o suporte necessário para quem não tinha familiaridade com e-commerces. Outra ação de destaque foi a atuação contra a violência doméstica, questão social com a qual a marca se engajou bastante no período.

Já a Netflix ficou bastante em evidência por estar presente na rotina de milhões de brasileiros. A marca é muito famosa em suas redes sociais graças à sua maneira humana de se comunicar. Esse recurso foi bastante explorado com o perfil da empresa recomendando séries e filmes, inclusive da concorrência.

Outras ações mais abrangentes também contaram pontos para a Netflix, como a ajuda de 5 milhões de reais para o setor audiovisual brasileiro durante a pandemia. Durante os meses mais intensos da quarentena, a empresa fez ajustes na qualidade das transmissões de conteúdo para que o serviço não congestionasse ou parasse de funcionar. Essas duas ações foram bem distintas, mas muito bem aplicadas no ecossistema em que a Netflix se insere.

 

Como sua marca está se preparando?

Nós entendemos que a pandemia afetou de maneira distinta os diferentes setores da economia. Sem muita surpresa, as marcas mais lembradas são aquelas que já estavam bem inseridas e ofereciam serviços que foram pouco afetados. Contudo, são cases de sucesso que nos indicam o que o consumidor atual espera.

Independente da atuação de uma empresa, os ensinamentos do período mostram que a transformação digital se acelerou. Inclusive, sabemos que o marketing digital está salvando empresas durante a pandemia. Vários negócios precisaram (e muitos ainda precisam) se adaptar a essa realidade.

Uma etapa necessária para conduzir mudanças é contar com profissionais especializados. A Projetual Comunicação tem uma sólida trajetória em atender necessidades de empresas e guiá-las para atingir melhores resultados. Seja através de estratégias de marketing ou consultoria, podemos te ajudar a extrair o melhor deste momento!