Por que backlinks são importantes para domínios fortes?

Por que backlinks são importantes para domínios fortes?

Quem trabalha com marketing digital e SEO usa o termo “link” praticamente o dia todo. Links são a base de toda estratégia utilizada por empresas para posicionar bem seu site de forma orgânica em mecanismos de busca como o Google.

Um dos fatores mais importantes para o Google considerar um site como forte e relevante é a presença dos chamados backlinks. Quer saber por que eles são tão essenciais assim para garantir um bom domínio? Então continue lendo nosso artigo!

O que são backlinks?

Backlinks são, basicamente, links que conectam um site ao outro. São identificados quando alguém inclui em seus textos e postagens um link redirecionando para o site da sua empresa.

Para o Google, esses links funcionam como “votos” de popularidade, sendo um aspecto muito importante no ranqueamento pelo mecanismo de busca. Esses votos são como recomendações de outros sites, que consideram o seu conteúdo relevante o suficiente para servir de “fonte”.

É importante entender que nem todo backlink conta pontos da mesma forma. O Google considera o peso (por relevância) dos sites que indicam o seu. Por isso, conseguir um backlink de grandes portais é muito mais efetivo do que ter vários backlinks de sites pequenos.

Qual a importância dos backlinks?

Na estratégia de SEO, o grande objetivo de qualquer empresa que investe em marketing digital é aparecer nos primeiros resultados do Google. Estudos mostram que a maioria das pessoas tende a encontrar o que procura já na primeira página, o que faz com que sites que não se encontram nela, se tornem menos relevantes e consigam menos acessos.

Nesse sentido, contar com backlinks de qualidade é uma das melhores maneiras de credenciar seu site como importante para o Google, o que ajuda muito a conquistar sucesso na competição feroz que é a busca por uma melhor classificação nas buscas.

Backlinks de qualidade ajudam seu site a ter uma validação positiva, trazendo maior relevância para sua página e fortalecendo ainda mais seu domínio. Além disso, quanto maior a quantidade de bons backlinks conseguidos por você, maior será a divulgação orgânica do seu site.

Como conseguir backlinks de qualidade?

Antigamente era muito fácil conseguir vários backlinks que ajudavam a colocar um site no topo das pesquisas. Era muito comum encontrar comentários em sites de pouca relevância, como fóruns obscuros e endereços pornográficos, contendo vários links de spam.

Com as últimas atualizações do Google – em especial a Penguin, de 2016 –, a forma como o mecanismo passou a enxergar os links ficou muito mais complexa. Esse novo algoritmo não apenas passou a levar em consideração a quantidade, mas também a qualidade dos backlinks de cada site.

Isso significa que, agora, é importante saber de onde vêm os links que apontam para o seu site. Exemplos como os dados acima, de spam, passaram a ser penalizados pelo Google, fazendo com que vários sites caíssem fortemente nas pesquisas.

Hoje é fundamental relacionar o seu site com outros que tenham qualidade comprovada e, principalmente, estejam ligados por assuntos semelhantes. Isso significa que não adianta você ter um site de fotografia de casamento, por exemplo, ligado a um fórum sobre automóveis. Para o Google, esse backlink é lido como uma tentativa de burlar o algoritmo, o que pode levar a pesadas punições e queda no ranqueamento.

Mas como conseguir backlinks de qualidade? As estratégias para isso são trabalhosas, mas configuram ótimas oportunidades para o seu site. Algumas delas são:

Conteúdo de qualidade

A principal estratégia de SEO atualmente é a produção de conteúdos de qualidade, ou seja, relevantes para o público. Pesquise os sites de concorrentes da sua empresa. Sobre o que eles escrevem no blog? Quais assuntos abordam?

Procure produzir conteúdos sempre melhores que os seus concorrentes. Isso significa escrever melhor e sobre assuntos mais atrativos para o seu público. Dessa forma, além de atrair visitantes orgânicos para seu endereço, você aumenta as chances de ser referenciado por outros sites.

Guest Posts

Essa é uma estratégia antiga, mas que ainda é muito utilizada e funciona muito bem para o novo algoritmo do Google. Ela consiste em publicar artigos escritos por você em outros blogs e inserindo, é claro, referências para o seu próprio site nos textos.

Essa estratégia funciona como uma permuta: você oferece o conteúdo para o site que for publicar o post e, em troca, recebe backlinks de qualidade, tráfego para o seu endereço e autoridade, uma vez que você passa a ser visto como referência no assunto.

Co-Marketing

Como o próprio nome sugere, a estratégia de co-marketing nada mais é do que um marketing compartilhado, feito em parceria com outra empresa. Resumidamente: são duas empresas com o mesmo público-alvo alinhando estratégias de marketing para potencializar o alcance de ambas.

No âmbito do SEO e dos backlinks, esse tipo de atitude não vai exatamente contra as políticas do Google. Consiste apenas na produção de conteúdo conjunto, de modo que um site indica o outro em seu blog, distribuindo material de qualidade para o público.

Ao utilizar essa tática, as chances de conseguir backlinks orgânicos é duas vezes maior, já que o conteúdo será divulgado por dois sites, ao invés de apenas no seu. O ideal é alinhar essa estratégia com todas as anteriores, focando principalmente no potencial de atração do conteúdo a partir da alta qualidade do mesmo.

Link Building

O Google também leva em consideração o Link Building interno do seu site. Por isso, é fundamental incluir links para outros artigos e páginas do seu próprio site nos seus posts. Isso pode ser feito em palavras-chave ao longo do texto ou no CTA de cada conteúdo.

Além de contribuir para o aumento do tráfego dos posts antigos, você aumenta suas chances de criar novas parcerias e conseguir backlinks espontâneos.

Trabalhar o SEO de um site requer uma boa dose de conhecimento e dedicação. Com um algoritmo cada vez mais complexo, o Google busca trazer para seus usuários uma experiência relevante, de modo que apenas os sites considerados realmente importantes sobrevivem na primeira página dos resultados. Por isso, conseguir backlinks de qualidade apontando para o seu site é tão importante!

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