Produzir conteúdo de forma estratégica: segredos e estratégias do Facebook
É difícil selecionar apenas uma rede social para o seu negócio, muitas empresas ficam em dúvida sobre quais mídias digitais são relevantes para seu nicho, quais tipos de conteúdo devem ser publicados em cada rede social, por isso, hoje nós vamos falar sobre os segredos e estratégias para produzir conteúdo de forma estratégica para o Facebook.
Nossa ideia é produzir uma série de artigos para mostrar as principais estratégias e segredos para a produção de conteúdo nas redes sociais que estão bombando no Brasil: Facebook, Instagram, Youtube, Linkedin e TikTok. Gostou dessa ideia? Vem com a gente.
Como produzir conteúdo de forma estratégica para o Facebook?
Essa é a rede social com mais usuários no Brasil e no mundo. Além disso, segundo uma pesquisa feita pela Statusbrew, há mais de 70 milhões de empresas nesta rede social apenas no cenário nacional.
Entenda quem são públicos presentes no Facebook
Outro dado para ficar de olho é o seguinte: 91% das pessoas com mais de 50 anos usam o Facebook como mídia principal.
Saia do óbvio em seu planejamento!
As opções para produção de conteúdo são inúmeras: sua empresa pode ter uma fanpage, interagir em grupos, criar eventos (presenciais ou não) e produzir publicações em diferentes formatos, como: vídeo, carrossel, post estático e muito mais.
1 a cada 5 vídeos publicados no Facebook é uma live
O Facebook está longe de ser uma rede social ultrapassada, você só precisa encontrar formas de produzir conteúdo de forma estratégica. Sabia que 1 a cada 5 vídeos é uma transmissão ao vivo no Facebook? Uma live, por exemplo, gera dez vezes mais comentários do que um vídeo gravado anteriormente.
Além disso, com a correria do dia a dia, outro segredo do Facebook, revelado pela pesquisa da Statusbrew (2018), é que 85% dos usuários assistem os vídeos publicados nesta rede sem som, por isso, é fundamental incluir a legenda nos vídeos.
Uma rede de conexões e compartilhamentos
Outro recurso muito importante do Facebook é a presença dos grupos. Nestes espaços, os usuários indicam lugares, comentam sobre posicionamentos, interesses, vivências e experiências. Os negócios digitais precisam estar atentos aos grupos que se encaixam ao seu nicho de mercado.
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Como os profissionais de marketing e comunicação enxergam o Facebook?
Ainda de acordo com dados da Statusbrew, 95,8% dos profissionais especializados em mídias sociais acreditam que o Facebook gera o melhor ROI quando comparado a outras redes sociais.
Isso acontece porque as campanhas veiculadas pelo Facebook tem uma capacidade gigantesca de atrair um número imenso de internautas, os quais podem ser selecionados por diferentes critérios, como: idade, escolaridade, gênero, interesses e muito mais.
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Qual o segredo para seu negócio bombar no Facebook?
Produzir conteúdo de forma estratégica para o Facebook exige criatividade. O segredo é elaborar conteúdos que sejam indicados às pessoas certas e criar campanhas que levem seu conteúdo até elas. Um bom direcionamento é essencial para que seu post tenha potencial de atrair leads qualificados.
Na hora de produzir, não esqueça de explorar todos os recursos que a mídia tem a oferecer. Se for fazer vídeos, as legendas são indispensáveis, como vimos no decorrer deste artigo.
Se focar em conteúdos orgânicos, nossa dica é clara: publique as postagens da sua marca em grupos que sejam compatíveis com os interesses do seu nicho de mercado. Lembre-se: quem quer ser lembrado precisa encontrar meios de ter visibilidade na rede.
Confira também um vídeo produzido para o nosso canal no Youtube em que a nossa CEO, Milena Mancini, dá dicas sobre como sua marca pode se destacar na Internet. Clique aqui
Quer ajuda para elaborar um plano estratégico de mídias sociais? Entre em contato com a nossa equipe, nós podemos elaborar estratégias personalizadas para o seu negócio.