Como a antropologia do consumo influencia no marketing
O consumo é uma prática material e simbólica que expressa, além de pertencimento social, reproduções e contradições sociais dos consumidores. Estudar o consumo é uma tarefa essencial para o mundo do marketing.
A análise desses desdobramentos que a cultura do consumo acarreta no comportamento humano é tarefa da antropologia!
Sendo a antropologia, nada mais que uma ciência amplamente focada em buscar a veracidade através de pesquisas. Assim como estabelecer elos com acontecimentos passados, também é uma maneira de entender de modo claro o que acontece hoje.
Como a Antropologia ajuda a entender melhor o comportamento do e-consumidor?
Na área de marketing existe um interesse em perceber quais produtos e serviços vão além das percepções individuais dos usuários, funcionando como símbolos culturais que geram hábitos e formam o comportamento do consumidor.
Além disso, o surgimento de novas tipologias de consumidores tem levado as marcas a se preocuparem em reajustar as suas estratégias e produtos. Cada vez mais atentas aos comportamentos de consumo que caracterizam esses novos usuários, elas antecipam seus desejos e comportamentos.
Com base nessas novas necessidades, os profissionais de marketing utilizam-se da área da antropologia, em especial a antropologia do consumo. Essa área de estudo teve início na década de 70 por uma antropóloga inglesa chamada Mary Douglas. Além de aguçar o interesse das pessoas de marketing a estudar cada vez mais a dimensão antropológica, essa pesquisa deu origem ao entendimento do consumo como um fenômeno cultural.
Assim, os profissionais de marketing devem estar atentos para a importância dos valores culturais no mundo do consumo. Por isso, muitos começaram a usar metodologias aplicadas pela antropologia, como o método etnográfico.
Com base nesse métodos é possível entender quais os discursos que incidem sobre o consumo. Assim como entender porque os consumidores compram produtos ligados a valores culturais. Ou então em como marcas estão sempre falando de outras coisas além delas mesmas.
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O que é etnografia
Dois antropólogos famosos, Rocha e Barros, classificam a etnografia como um modo inovador de entendimento dos significados do consumo. Os pesquisadores ouvem, observaram e relacionam o que as pessoas dizem que fazem com o que realmente fazem. A etnografia permite conhecer a forma como os grupos sociais atribuem significado aos produtos e serviços, dando-lhes sentido, diferenciando-os, incluindo-os ou excluindo-os de sua vida.
O consumidor sofre influências de tudo aquilo que impacta a formação da sua personalidade, como família, crenças e valores. Por estar sempre presente no “habitat natural” do povo estudado, a etnografia procura identificar quais os mecanismos simbólicos que orientam as ações relativas ao consumo, proporcionando assim uma visão mais complexa do universo em questão.
Quando introduzida no mundo do marketing, a etnografia procura entender o contexto social e cultural em que os produtos ou serviços são inseridos. Ao invés pesquisar o que as pessoas consomem, esse estudo se foca no que as leva a consumir tal produto, isto é, como o consumo se conecta a outras esferas da vida social.
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Dessa forma, a etnografia aliada ao marketing permite então compreender os valores que estão por trás das práticas de consumo e perceber como é que o consumidor vê um produto ou serviço, qual o significado que os consumidores dão aos mesmos, desde o momento em que são comprados até ao momento em que entram no mundo do consumidor.
Portanto, o consumidor é ator, eles são manipuladores “ativos” de produtos e serviços pois dão novos sentidos e estabelecem novas cadeias de relação entre objetos como o propósito final de que estes atendam melhor aos seus desejos e necessidades. Entender isso é o caminho do marketing para melhor entender o próprio produto.