Já falamos por aqui sobre como se tornar referência em seu negócio. Mas hoje o nosso papo é sobre vender mais e com qualidade. A chave para o sucesso do seu empreendimento pode estar na junção de dois grupos: vendas e marketing. Confira neste texto um pouco sobre esta importante estratégia.

O que é vendarketing?

Vendarketing, de forma simples e objetiva, mistura dois setores: vendas e marketing. Nesta estratégia, estes dois times devem ter ações integradas para que o negócio prospere de forma sustentável.

Quando estes dois grupos conversam entre si, o seu ROI provavelmente será maior. Isso acontece porque, muitas vezes, as informações de cada um desses times ficam segmentadas no próprio grupo. Mas quando a informação é compartilhada, o seu negócio pode vencer as adversidades de forma mais ágil.

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Quando o vendarketing é necessário?

Numa estratégia de inbound marketing, por exemplo, não aplicar o vendarketing é um erro gravíssimo. Isso acontece porque o time de marketing fica a frente das estratégias de topo de um funil de vendas enquanto o time de vendas é responsável pela base do funil.

A etapa do meio de funil é de responsabilidade de ambos os times. Para tal, tanto o time de marketing quanto o de vendas precisam alinhar estratégias para encantar o possível cliente e fazer com que este deseje comprar.

Como vender mais e com qualidade?

Para ter vendas boas, o fluxo de comunicação entre os times de marketing e de vendas deve ser constante e as linguagens precisam ser compartilhadas. Nada de usar expressões que podem ser ambíguas, hein. Este contato deve também ser no mínimo semanal e nesta reunião todas as dúvidas entre os times devem ser sanadas.

Integrar é preciso

A comunicação deve funcionar de forma integrada, pois quando setores de uma mesma organização trabalham para atingir objetivos distintos é quase inevitável que conflitos ocorram entre estes grupos. A nossa dica é a seguinte: os objetivos dos setores precisam ser claros, objetivos e principalmente integrados.

Como integrar objetivos? 

O primeiro passo para integração entre as duas equipes é, sem dúvidas, definir um funil de vendas para o negócio. 

É papel dos dois times entender o que se passa em cada uma das etapas de um funil de vendas. Isto é, os grupos precisam saber exatamente quantas pessoas visitaram o negócio, quantas delas se tornaram leads e quais destes leads se tornaram clientes.  

Sua empresa precisa mensurar mensalmente estes resultados para avaliar quais estratégias estão sendo bem-sucedidas e quais devem ser repensadas. Quanto mais você integra os objetivos a nível macro, maiores são as chances de você vender mais e com qualidade.

Quem deseja ser destaque  em seu nicho, deve pensar de forma holística. Quer ajuda com o seu negócio? Entre em contato com a gente.