Prepare sua loja para o fim do ano!
Seu E-commerce está preparado para o fim de ano?
Como sabemos, o fim de ano é um dos períodos mais lucrativos para o comércio eletrônico e, segundo dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas: CNDL, este Natal deve movimentar R$ 68,4 bilhões.
O período de compras do segundo semestre cresce com o Dia das Crianças, mas é a Black Friday, no fim de novembro, que inicia, oficialmente, as compras do fim do ano.
No entanto, para suprir a demanda e encerrar o ano no lucro, é importante reforçar alguns pontos estratégicos para que sua loja também tenha boas festas. Vamos lá?
Campanhas antecipadas
Depois da Black Friday, o que você preparou para manter a atenção do cliente em sua loja?
Usa as redes sociais para divulgar as novidades e promoções? Investe em artes com a temática natalina para as mídias sociais? Lembra o seu público de não deixar tudo para a última hora?
Acredite: essas pequenas ações são essenciais para lembrar manter a atenção do cliente nas compras de Natal e, claro, mostrar ao cliente que a sua loja pode oferecer uma experiência incrível, com atenção aos mínimos detalhes.
Fidelização
Falando em campanhas, precisamos falar sobre uma em específica. Existem diversos tipos de campanhas para atrair e reter clientes. As mais importantes são as campanhas de fidelização, uma forma simples e eficaz de reter o cliente e realizar novas vendas.
Nessa hora vale a sua criatividade: seja um programa de pontos, cartão fidelidade, combos de serviços, o que combinar mais com o seu negócio!
Capriche na vitrine
Ao organizar a sua vitrine, lembre-se que o impacto visual é o fator decisivo para efetivar uma compra ou não. Isso porque a vitrine, sendo uma das ferramentas mais eficientes de comunicação entre loja e consumidor, tem o poder de atração.
Dessa forma, invista em uma vitrine convidativa, bem organizada e que impacte positivamente na memória do consumidor.
Remarketing
A cena é clássica: você acessa uma loja, escolhe um produto, adiciona ao carrinho e … desiste. O produto continua lá no carrinho esperando para a compra ser efetivada. Mas como fazer isso?
É nessa hora que o remarketing entra em cena. O termo é utilizado para a estratégia de voltar a fazer marketing para as pessoas que já demonstraram interesse pelo produto e atraí-las novamente para o seu e-commerce e, enfim, concluir a compra.
Essa estratégia deve ser pensada e estruturada com cuidado para não tornar-se invasivo para o cliente e prejudicar a imagem da sua loja. Portanto, ao criar a sua estratégia, considere que o cliente está em estágios diferentes de compra. Com uma campanha bem segmentada e utilizando as ferramentas certas, você conquista um novo cliente e realiza boas vendas.
Atenção ao pós-venda
Compra realizada, entrega garantida, um cliente feliz. O que vem depois?
Após a efetivação da compra, não deixe que seu relacionamento com o cliente morra na praia. Portanto, não esqueça de investir no pós-venda!
Ao manter contato e um bom relacionamento com o cliente, você aumenta a probabilidade de retenção, realização de novos negócios e ainda ganha um divulgador voluntário da sua marca.
Vale ressaltar que essas dicas valem para o planejamento anual do seu e-commerce, e não devem ser negligenciadas. E se você precisa de ajuda para estruturar uma boa estratégia de marketing para a sua loja, entre em contato com o nosso time de especialistas!