Tendências para 2021 no Marketing Digital: em que apostar no ano que vem?

Tendências para 2021 no Marketing Digital: em que apostar no ano que vem?

A pandemia da Covid-19 transformou até o modo de fazer marketing em 2020. Então quais serão as tendências para 2021? Confira:

Por conta da pandemia, 2020 foi um ano transformador em praticamente todas as áreas da vida. Logo, é baseando-se nestas mudanças em torno do marketing digital que se pode prever as tendências para 2021.

Todos tiveram que se adaptar à nova forma de vida, perante o distanciamento social. Da mesma maneira, as empresas tiveram que buscar alternativas para se manter no mercado.

Assim, o vírus gerou certas modificações no comportamento tanto dos usuários quanto das marcas, acelerando atitudes já previstas nos anos anteriores. E, entendendo este cenário, podemos prenunciar algumas tendências para o ano que vem.

Confira com a gente o que está por vir em 2021:

Tendências para 2021

Tempo real

As experiências em tempo real serão as mais valorizadas neste novo ano que logo se inicia. Como as pessoas tiveram que ficar mais tempo em casa para conter a propagação do vírus, tiveram também que buscar novas formas de interagir socialmente.

Assim, as lives ou transmissões ao vivo foram as estratégias de marketing mais fortes neste período. Foram inúmeros shows, palestras, entrevistas e outros tipos de conteúdo em tempo real sendo criados na pandemia.

Não apenas no YouTube, como já acontecia anteriormente, mas as lives tiveram presença notória em vários outros canais de comunicação. Exemplo disso é o Instagram e algumas plataformas como o Zoom.

As conexões humanizadas e em tempo real foram as mais priorizadas no isolamento, criando um vínculo ainda maior entre público e marcas, e também trazendo muito mais engajamento para elas. Seguindo este exemplo, mesmo sem pandemia – se tudo der certo -, aproveite para utilizar destes recursos para interagir com seu público no ano que vem!

Conteúdo dos Usuários

Aproveitar o conteúdo publicado pelos próprios clientes foi uma estratégia relevante neste ano de pandemia. Esta estratégia, que se chama “user generated content” (UGC), ou conteúdo gerado pelos usuários mesmo, é uma forte tendência para 2021 que continuará entre as empresas.

Isso porque desde o surgimento dos influenciadores digitais, as empresas começaram a perceber o poder de influência que os próprios clientes, pessoas comuns, geram em outras pessoas. Como se fosse uma prova real da qualidade do seu produto ou serviço.

De acordo com um relatório publicado pela Deloitte, os usuários adoram participar das estratégias das marcas – quando se identificam com elas. Aproveite o brilho nos olhos do seu cliente e compartilhe com todos os outros!

Alguns exemplos de UGC que você pode aproveitar são:

  • compartilhar os stories e posts no feed dos usuários que marcam a sua loja/empresa;
  • instigar a criação de vídeos no TikTok usando ou interagindo com o seu produto;
  • promover interações em grupos junto de outros clientes, etc.

Conteúdos interativos e vídeos dinâmicos

Mesmo já não sendo uma novidade, a interatividade com os usuários continua sendo uma grande tendência para 2021. Afinal, é preciso criar maneiras de se destacar da concorrência, não é mesmo?

Conteúdos que promovam a participação do usuário, como questionários, quizzes, vídeos dinâmicos, etc. são ótimos exemplos para você continuar criando no ano que vem.

E, por falar nisso, os vídeos dinâmicos do Tik Tok e do Reels foram a maior novidade do ano e, com certeza, ainda serão tendência para 2021. Aproveite para conferir nosso artigo explicando ainda mais sobre esta novidade, clicando aqui.

Marcas mais humanas

É certo que com todas as incertezas geradas pela pandemia, as pessoas ficaram mais sensíveis. Com isso, quem conseguiu assumir a vulnerabilidade da situação nas redes sociais ganhou algumas estrelinhas com os usuários.

A conexão com as pessoas, mesmo que apenas online, de uma forma mais humana foi um grande destaque neste ano e deverá continuar no mesmo ritmo no ano que vem. A sensibilização das marcas, tanto com a pandemia quanto com causas sociais (sempre de acordo com os valores da sua empresa) é uma constante que poderá só aumentar em 2021. Invista neste tipo de interação, caso você queira estar realmente conectado com seu público.

Gostou de saber quais são as tendências para 2021? Aproveite para entrar em contato com a gente e tirar todas as suas dúvidas a respeito de marketing digital. Basta clicar aqui!