Nas compras de fim de ano, lojas virtuais são preferidas
As facilidades que o e-commerce traz para um consumidor já são o suficiente para fazê-lo abandonar a loja física. Poder procurar mais produtos, descontos, fazer tudo sem sair de casa: tudo isso é muito bom, especialmente nas compras de fim de ano.
O Natal, período de maior bonança para as lojas, é especialmente bom para o e-commerce. Como mostramos aqui no blog recentemente, a data mais importante para o comércio eletrônico deve bater a marca recorde de R$9,9 bilhões em vendas em 2018.
Tantas compras de fim de ano serão feitas pela internet não apenas por causa dos melhores preços, mas também para evitar dores de cabeça.
O que prefere o cliente nas compras de fim de ano
Em 2016, o estudo “Compradores Conectados 2016 e Índice de Compras do 3º Trimestre” da SalesForce, empresa que trabalha com soluções CRM, mostrou que durante o fim daquele ano, 77% dos consumidores evitaram lojas físicas para ficar longe das filas e lotação absurda dos espaços físicos e dos centros comerciais urbanos.
Na ocasião do estudo, cerca de 4 mil pessoas foram entrevistadas no mês outubro de 2016. Porém, os dados de atividades de compras de mais de 500 milhões de consumidores no mundo todo, foram captados por cerca de um ano.
Nos dias atuais, o volume de pedidos realizados via smartphone no e-commerce brasileiro cresce exponencialmente. Segundo os dados de desempenho do primeiro semestre deste ano, 32% das compras foram feitas via e-commerce.
Durante estas compras de fim de ano, devemos ver estes números crescendo ainda mais. Em 2016, os consumidores já apontavam que evitavam lojas físicas, recorrendo ao e-commerce por suas facilidades e vantagens.
Com o crescimento cada vez maior do e-commerce, suas ofertas e vantagens, além do preparo maior das lojas virtuais, é certo que as lojas eletrônicas continuarão sendo as mais buscadas.
Loja eficiente, cliente satisfeito
Para o lojista que já trabalha no ambiente digital, é necessário ficar esperto para oferecer uma loja virtual eficiente e competitiva, para não tornar a experiência do consumidor uma dor de cabeça.
Uma série de práticas precisam ser levadas em consideração para criar uma boa loja virtual. Oferecer as melhores formas de pagamento, ter um bom controle do estoque em épocas de grande procura e estabelecer um processo de pós-venda atencioso são apenas algumas boas ideias.
E então, sua empresa está preparada para passar pelo período de maiores vendas do ano? Se precisar de alguns direcionamentos, conte com a Projetual!
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Por redação Projetual.